Madonna é o álbum de estreia homônimo da artista musical estadunidense Madonna. Foi lançado em 27 de julho de 1983 pela editora discográfica Sire Records em parceira com a Warner Bros. O álbum foi relançado em 1985 na Europa com uma nova capa, design, fotografia e foi renomeado de Madonna: The First Album. Uma edição remasterizada do álbum foi lançada em 2001 pela Warner Bros. Records, na qual incluía remixes como faixas bônus.
Em 1982, ao estabelecer-se como cantora no centro de Nova York, Madonna conheceu Seymour Stein, presidente da Sire Records, que assinou um contrato com a cantora após ouvir seu single "Everybody". O sucesso do single fez a Sire a assinar seu contrato para um álbum. Para o álbum, Madonna escolheu trabalhar com Reggie Lucas, um produtor da Warner Bros. No entanto, ela não estava feliz com as faixas concluídas e em desacordo com as técnicas de produção de Lucas, por isso decidiu procurar ajuda adicional com a produção. Madonna convidou seu então namorado John "Jellybean" Benitez para ajudá-la a terminar o álbum. Benitez remixou muitas das faixas e produziu "Holiday".
A sonoridade do álbum é divergente, e é em forma de disco sintético optimista, utilizando nova tecnologia uptempo, como a utilização da máquina de tambor Linn, baixo Moog e o sintetizador Oberheim OB-X. As canções do álbum são cantadas por Madonna em um vocal timbre feminino brilhante, e liricamente fala sobre amor e relacionamentos. Os críticos de música pop contemporânea deram críticas geralmente positivas ao álbum, mas Madonna recebeu críticas negativas por alguns críticos quando foi lançado em 1983. Em 2008, a revista Entertainment Weekly classificou o álbum na posição de número cinco dos "100 Melhores Álbuns dos últimos 25 Anos". O álbum foi um sucesso nas paradas, alcançando o número oito na Billboard 200, e o top dez das paradas na Austrália, França, Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido. O álbum foi certificado com um Disco de Platina Quíntuplo pela Recording Industry Association of America (RIAA), pelas vendas superiores a cinco milhões de cópias nos Estados Unidos. Mundialmente, o álbum já possui vendas de mais de 10 milhões de cópias.
Cinco singles foram lançados do álbum, com "Holiday" tornando-se a primeira canção de Madonna a entrar na tabela Billboard Hot 100, e "Lucky Star" se tornando primeiro hit top cinco. O álbum foi promovido pela turnê The Virgin Tour, realizada em 1985, que promoveu simultaneamente o segundo álbum de Madonna, Like a Virgin. Madonna comentou várias vezes que desejava que o álbum tivesse mais variedade, e que queria mais controle de criação. No entanto, os críticos têm creditado o álbum como a popularização da música de dança como gênero mainstream. Ele estabeleceu o padrão para o dance-pop e apontou a direção musical para uma série de artistas do sexo feminino. O álbum também é conhecido por anunciar a chegada de Madonna no cenário musical e lançar sua carreira como uma diva da música disco.
N.º Título
1. "Lucky Star"
2. "Borderline"
3. "Burning Up"
4. "I Know It"
5. "Holiday"
6. "Think of Me"
7. "Physical Attraction"
8. "Everybody"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madonna_(%C3%A1lbum)
Nenhum comentário:
Postar um comentário