quarta-feira, 29 de outubro de 2014

GIACOMO PUCCINI - OH MIO BABBINO CARO








O MIO BABBINO CARO

Oh, meu paizinho querido!



O MIO BABBINO CARO

''Oh meu paizinho querido

MI PIACE, È BELLO, È BELLO

Eu amo-o, ele é tão belo;

VO' ANDARE IN PORTA ROSSA

quero ir até Porta Rossa

A COMPERAR L'ANELLO!

Para comprar o anel!

SÌ, SÌ, CI VOGLIO ANDARE!

Sim, sim, eu quero!

E SE L'AMASSI INDARNO,

E se o meu amor fosse em vão,

ANDREI SUL PONTE VECCHIO,

eu iria até Ponte Vecchio,

MA PER BUTTARMI IN ARNO!

e me atiraria ao rio Arno!

MI STRUGGO E MI TORMENTO!

Eu choro e sofro tormentas!

O DIO, VORREI MORIR!

Oh Deus, preferia morrer!

BABBO, PIETÀ, PIETÀ!

Pai, tende piedade, tende piedade;

BABBO, PIETÀ, PIETÀ!

Pai, tende piedade, tende piedade!





O Mio Babbino Caro (O meu querido papai), da ópera Gianni Schichi, é considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini. Feita especialmente para a voz feminina de soprano, foi imortalizada quando interpretada pela premiada e respeitada Maria Callas e, posteriormente, por Montserrat Caballé, hoje tida como uma das grandes sopranos internacionais, tendo se popularizado quando gravou o álbum Barcelona, juntamente com Freddie Mercury. Existem recentes gravações de Hayley Westenra, Angela Gheorghiu, Katherine Jenkins, Amira Willighagen, Jackie Evancho, Floor Jansen,Carmen Monarcha,Tarja Turunen e Sarah Brightman que gravou uma versão da música em seu álbum Time to Say Goodbye. Ainda existe uma exceção de homens que cantam soprano, que a cantam, como o jovem cantor e compositor João Mutton entre outros.



História



Lauretta, que está imensamente apaixonada por Rinuccio, pede ao seu pai que faça algo por os Donati. "Por essas pessoas?" questiona ele . "Nada! Não faço nadinha!" É a vez que Lauretta, com sua famosa ária O mio babbino caro esforça-se e amolece o coração do seu pai. Gianni.





Curiosidades



Esta canção foi usada no episódio "Ice Skating", do desenho Snoopy, no momento em que a fita k7 enrosca no gravador,e o Woodstock improvisa uma apresentação, assoviando a música para a apresentação de Paty.Também é cantada no filme as férias de ms. bean,na parte em que ele e um menino á procura do pai tenham que conseguir dinheiro para encontra-lo.2 Recentemente foi utilizada na Série Gotham, exibida pelo Canal Warner. Don Falconi um dos maiores vilões dos HQ´s de Batman ouve a canção cantarolada por uma jovem e se aproxima desta, dizendo que é sua canção preferida cuja sua mãe cantou-lhe a vida inteira. Posteriormente descobrirá que tudo se tratava de uma armação.





Referências



http://musicopera.blogspot.com/2007/08/o-mio-bambbino-caro.html

Youtube - Woodstock Whistles O Mio Babbino Caro - http: // www. youtube.com/ watch?v=yH_RlC6Ahe8

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mio_Babbino_Caro


👤# CECILIA MEIRELES - RETRATO

    👤# CECILIA MEIRELES - RETRATO     Cecília Meireles Retrato   Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, ...