quarta-feira, 16 de julho de 2014

J. P. VASWANI - O BEM QUE VOCE PLANTA, VOCE COLHE



O BEM QUE VOCÊ PLANTA, VOCÊ COLHE
(Jashan Pahlajrai Vaswani)


Roman Tursky, piloto da Força Aérea da Polônia, fazia um vôo sobre a Alemanha quando sua aeronave sofreu uma avaria mecânica. Fez um pouso forçado em solo alemão, mandou seu avião para a oficina e foi passar a noite num hotel.
Na manhã seguinte, enquanto caminhava pelo corredor, um homem miúdo passou correndo e chocou-se contra ele.
Roman Tursky ofendeu-se. Mas, ao olhar para a face do homenzinho, viu-a empalidecida de medo. E o homem gritava:
- Gespato! Gespato!.
Gespato era a polícia secreta da Alemanha. Era evidente que aquele homem estava sendo caçado pela Gespato. Roman Tursky empurrou-o para dentro de seu quarto e o enfiou debaixo da cama. Logo a seguir, chegou a polícia e interrogou Tursky. Como ele não entendia a língua deles, os policiais foram embora.
O piloto se ofereceu a levar o homem consigo para Varsóvia, mas sugeriu que ele se escondesse pouco antes da chegada do avião ao aeroporto, porque era provável que a polícia lá estivesse para revistar o aparelho. Fez o homem descer numa planície antes de atingir o aeroporto principal. Sem sombra de dúvida, lá estava a polícia pronta para buscar aquele homem.
Tursky esqueceu o incidente. Pouco mais tarde, a Polônia foi ocupada pela Alemanha. Tursky voou para a Inglaterra, engajou-se na Força Aérea Britânica e se tornou um herói de guerra. Depois de destruir bom número de aviões inimigos, seu próprio avião foi abatido e se espatifou contra o solo. Levado ao hospital mais próximo, o médico hesitava em operá-lo.
No dia seguinte, os jornais traziam notícias do acidente de Tursky. O piloto achava-se em coma. Mas, ao retomar a consciência, viu ao seu lado um homem baixinho, que o olhava com brilho nos olhos.
- Lembra-se de mim? - perguntou ele a Tursky. - Sou aquele homem que você salvou! Li hoje de manhã as notícias de que você se encontrava em coma, entre a vida e a morte, e imediatamente tomei um avião pra cá.
- Mas para quê? - perguntou-lhe Tursky.
- Porque - respondeu-lhe o homem - pensei que poderia ajudar. Dizem que, entre os especialistas em cirurgia cerebral, sou um dos melhores. Vim fazer a operação que salvou a sua vida.
Como é verdadeiro o ditado que diz: “O bem que você planta, você colhe! Mas o mal que você faz, esse recai sobre você”.

Vaswani, J. P., 1918. O bem que você planta, você colhe (the good you do returns). Campinas, SP: Verus, 2002.


✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO

    ✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO 19 de Abril — Dia do Índio   O Dia do Índio é celebrado, nos países americanos, em 19 de abril. Essa dat...