segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

✈# TYFV - MALAYSA


Malaysia
During the late 18th and 19th centuries, Great Britain established colonies and protectorates in the area of current Malaysia; these were occupied by Japan from 1942 to 1945. In 1948, the British-ruled territories on the Malay Peninsula except Singapore formed the Federation of Malaya, which became independent in 1957. Malaysia was formed in 1963 when the former British colonies of Singapore, as well as Sabah and Sarawak on the northern coast of Borneo, joined the Federation. The first several years of the country's independence were marred by a communist insurgency, Indonesian confrontation with Malaysia, Philippine claims to Sabah, and Singapore's withdrawal in 1965. During the 22-year term of Prime Minister MAHATHIR bin Mohamad (1981-2003), Malaysia was successful in diversifying its economy from dependence on exports of raw materials to the development of manufacturing, services, and tourism. Prime Minister Mohamed NAJIB bin Abdul Razak (in office since April 2009) has continued these pro-business policies. 


Malásia (em inglês e malaio: Malaysia) é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, com Singapura a sul e com o Vietname a nordeste. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal.

A nação tem suas origens no reino malaio presente na área, que, a partir do século XVIII, tornou-se sujeito ao Império Britânico. Os primeiros territórios britânicos eram conhecidos como os Estabelecimentos dos Estreitos, cuja criação foi seguida pelos reinos malaios se tornando protetorados britânicos. Os territórios na península da Malásia foram unificados pela primeira vez como a União Malaia em 1946, sendo reestruturada como a Federação Malaia em 1948, e alcançando a independência em 31 de agosto de 1957. A federação uniu-se com o Norte de Bornéu, Sarawak e Singapura em 16 de setembro de 1963, para dar ao novo país o nome de Malásia. Menos de dois anos depois, em 1965, Singapura foi expulsa da federação.

O país é multiétnico e multicultural, o que desempenha um grande papel na política. A constituição declara o islamismo como a religião oficial, ao mesmo tempo em que protege a liberdade de religião. A Malásia é uma monarquia eletiva constitucional federal e seu sistema de governo é muito semelhante ao modelo do Sistema Westminster. Seu sistema legal é baseado na common law. O chefe de Estado é o rei, conhecido como o Yang di-Pertuan Agong (Líder Supremo). Ele é um monarca eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registros econômicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos setores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo. É membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cúpula do Leste Asiático e da Organização para a Cooperação Islâmica, e tornou-se membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, da Comunidade de Nações e do Movimento Não Alinhado.



Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
✈#,
#☎+060,
#☎+060+003,
#TYFV:ASI,
#TYFV/MapaMundi,
✈#TYFV/MY:Malaysia,
#MY,
#MY/KL:KualaLumpur,
#MY/KLKualaLumpur,
Ásia,
Malásia,
Malaysia,
MY/KualaLumpur,
 
☎: 00 + 60 + 3 + ,
 
 
 
#

TYFV - MOLDOVA



Alemão: Moldawien;
Espanhol: Moldavia;
Francês: Moldavie;
Inglês: Moldova;
Italiano: Moldavia;
Português: MOLDÁVIA.

 
A Moldávia ou Moldova, oficialmente e protocolarmente República Moldova (em romeno: Republica Moldova, é um país sem costa marítima da Europa oriental, que faz fronteira com a Ucrânia e com a Romênia (pela região romena também chamada "Moldávia").
Sua capital é a cidade de Quichinau (Chișinău, em romeno).

Em 1991, a então República Socialista Soviética da Moldávia declarou independência da União Soviética, durante o processo de dissolução da URSS. Ao ingressar na Organização das Nações Unidas (ONU), o novo país informou que seu nome, em todas as línguas, passaria a ser "Moldova" - posição que foi confirmada pela nova Constituição do país, adotada em 29 de julho de 1994.

Apenas uma região que pertencia à extinta República Soviética da Moldávia, porém, recusou-se a integrar a nova "República da Moldova": a região conhecida como Transnístria (uma pequena faixa territorial situada a leste do rio Dniestre) preferiu declarar sua própria independência, e de fato governa-se autonomamente desde a década de 1990, embora seja atualmente reconhecida por todos os países membros da ONU como parte integrante da Moldova.

Desde o colapso da União Soviética, o peso relativo do setor dos serviços na economia da Moldova cresceu e começou a dominar o seu Produto Interno Bruto (hoje cerca de 62,5%) como resultado de um decréscimo do peso da sua indústria e agricultura. Contudo, o país ainda é o mais pobre da Europa, e o único país europeu que ainda apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado "médio" pela ONU.

A Moldova é uma república parlamentar com um presidente como chefe de Estado e um primeiro-ministro como chefe de governo. O país é membro das Nações Unidas, do Conselho da Europa, da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), do GUAM — Organização para a Democracia e o Desenvolvimento Económico, da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), da Organização de Cooperação Económica do Mar Negro (OCEMN), entre outras organizações internacionais. O país tenciona tornar-se membro da União Europeia, e já implementou o primeiro Plano de Ação trianual, no contexto da Política de Vizinhança Europeia (PEV).


MOLDOVA

Moldova, officially the Republic of Moldova, is a landlocked country in Eastern Europe, bordered by Romania to the west and Ukraine to the north, east, and south (by way of the disputed territory of Transnistria). The capital city is Chișinău.

Most of the Moldovan territory was a part of the Principality of Moldavia from the 14th century until 1812, when it was ceded to the Russian Empire by the Ottoman Empire (to which Moldavia was a vassal state) and became known as Bessarabia. In 1856, southern Bessarabia was returned to Moldavia, which three years later united with Wallachia to form Romania, but Russian rule was restored over the whole of the region in 1878. During the 1917 Russian Revolution, Bessarabia became an autonomous and then independent Moldavian Democratic Republic, however in 1918 it was integrated into Romania following a vote of its assembly. The decision was disputed by Soviet Russia, which, in 1924, allowed the establishment, within the Ukrainian SSR, of a Moldavian autonomous republic (MASSR) on partial Moldovan-inhabited territories to the east of the Dniester. In 1940, as a consequence of the Molotov–Ribbentrop Pact, Romania was compelled to cede Bessarabia to the Soviet Union, leading to the creation of the Moldavian Soviet Socialist Republic (Moldavian SSR), which included the greater part of Bessarabia and the westernmost strip of the former MASSR.

On 27 August 1991, as part of the dissolution of the Soviet Union, the Moldavian SSR declared independence and took the name Moldova. The current Constitution of Moldova was adopted in 1994. The strip of the Moldovan territory on the east bank of the Dniester river has been under the de facto control of the breakaway government of Transnistria since 1990.

Due to a decrease in industrial and agricultural output following the dissolution of the Soviet Union, the service sector has grown to dominate Moldova's economy and currently composes over 60% of the nation's GDP. Its economy is the poorest in Europe in per capita terms.

Moldova is a parliamentary republic with a president as head of state and a prime minister as head of government. It is a member state of the United Nations, the Council of Europe, the World Trade Organization (WTO), the Organization for Security and Cooperation in Europe (OSCE), the GUAM Organization for Democracy and Economic Development, the Commonwealth of Independent States (CIS) and the Organization of the Black Sea Economic Cooperation (BSEC) and aspires to join the European Union.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Moldá1via
https://en.wikipedia.org/wiki/Moldova



hashtags:

#•,
#•EUR,
#•MD,
#•MD/Chisinau,
#•ThankYouForVisiting/♥MapaMundi!,
#•TYFV/♥MapaMundi♥,
#•TYFV/Moldova!,
#•TYFVMM♥MD♥,
#http://www,
#http://www.wikipedia.org,
+,+373,
Chisinau/MD,
Moldova,

✈# TYFV - AFRICA - AO – ANGOLA

✈# TYFV - AO – ANGOLA
THANK YOU FOR VISITING AFRICA – ANGOLA
Thank You For Visiting África – Angola
 
 Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o exclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colônia britânica de Santa Helena.

Os portugueses estiveram presentes desde o século XV em alguns pontos do que é hoje o território de Angola, interagindo de diversas maneiras com os povos nativos, principalmente com aqueles que moravam no litoral. A delimitação do território apenas aconteceu no início do século XX. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Angola foi uma colônia portuguesa que apenas abrangeu o atual território do país no século XIX e a "ocupação efetiva", como determinado pela Conferência de Berlim em 1884, aconteceu apenas na década de 1920.

A independência do domínio português foi alcançada em 1975, depois de uma longa guerra de libertação. Após a independência, Angola foi palco de uma intensa guerra civil de 1975 a 2002, maioritariamente entre o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). Apesar do conflito interno, áreas como a Baixa de Cassanje mantiveram activos seus sistemas monárquicos regionais. No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), uma frente de guerrilha que luta pela secessão de Cabinda e que ainda se encontra activa. É da região de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola.

O país tem vastos recursos naturais, como grande reservas de minerais e de petróleo e, desde 1990, sua economia tem apresentado taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, especialmente depois do fim da guerra civil. No entanto, os padrões de vida angolanos continuam baixos; cerca de 70% da população vive com menos de dois dólares por dia, enquanto as taxas de expectativa de vida e mortalidade infantil no país continuam entre os piores do mundo, além da presença proeminente da desigualdade econômica, visto que a maioria da riqueza do país está concentrada em um setor desproporcionalmente pequeno da população. Angola também é considerado um dos países menos desenvolvidos do planeta pela Organização das Nações Unidas e um dos mais corruptos do mundo pela Transparência Internacional.





Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
✈#,
#☎+244,
#☎+244+002,
✈#=POR,
#AO/Angola,
#AO/LU:Luanda,
#AO/LULuanda, 
#TYFV:AFR,
#TYFV/MapaMundi,
✈#TYFV/AO:Angola,
África,
Angola,
AO/Luanda,
 
 
 
✈#

✈# TYFV - FRANCE - PARIS


 
 

Alemão: Frankreich; 
Espanhol: Francia; 
Francês: France; 
Inglês: France; 
Italiano: Francia; 
Português: FRANÇA.

França, oficialmente República Francesa (em francês: République française) é um país, ou, mais especificamente, um Estado unitário desconcentrado, localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território e partilha fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a norte; Alemanha a nordeste; Suíça e Itália a leste; Espanha ao sul e com as micronações de Mônaco e Andorra. A nação é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que o território ucraniano).

Por cerca de meio milênio, o país tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política no âmbito europeu e global. Durante muito tempo a França exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e parte do XVIII). Ao longo daqueles dois séculos, a nação iniciou a colonização de várias áreas do planeta e, durante o século XIX e início do século XX, chegou a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.

O país tem seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A República Francesa é definida como indivisível, laica, democrática e social pela sua constituição. A França é um dos países mais desenvolvidos do mundo, possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal, a nona maior por paridade do poder de compra e a segunda maior de toda a Europa. O país goza de um alto padrão de vida, bem como um elevado nível de escolaridade pública, além de ter uma das mais altas expectativas de vida do mundo. A França foi classificada como o melhor provedor de saúde pública do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.

A França tem o terceiro maior orçamento militar do mundo, a terceira maior força militar da OTAN e o maior exército da União Europeia, além de ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possuir o terceiro maior número de armas nucleares do mundo. O país é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina.


FRANCE

France, officially the French Republic, is a country with territory in western Europe and several overseas regions and territories. The European, or metropolitan, area of France extends from the Mediterranean Sea to the English Channel and the North Sea, and from the Rhine to the Atlantic Ocean. Overseas France include French Guiana on the South American continent and several island territories in the Atlantic, Pacific and Indian oceans. France spans 643,801 square kilometres (248,573 sq mi) and had a total population of almost 67 million people as of January 2017. It is a unitary semi-presidential republic with the capital in Paris, the country's largest city and main cultural and commercial centre. Other major urban centres include Marseille, Lyon, Lille, Nice, Toulouse and Bordeaux.

During the Iron Age, what is now metropolitan France was inhabited by the Gauls, a Celtic people. The area was annexed in 51 BC by Rome, which held Gaul until 486, when the Germanic Franks conquered the region and formed the Kingdom of France. France emerged as a major European power in the Late Middle Ages, with its victory in the Hundred Years' War (1337 to 1453) strengthening state-building and political centralisation. During the Renaissance, French culture flourished and a global colonial empire was established, which by the 20th century would be the second largest in the world. The 16th century was dominated by religious civil wars between Catholics and Protestants (Huguenots). France became Europe's dominant cultural, political, and military power under Louis XIV. In the late 18th century, the French Revolution overthrew the absolute monarchy, established one of modern history's earliest republics, and saw the drafting of the Declaration of the Rights of Man and of the Citizen, which expresses the nation's ideals to this day.

In the 19th century Napoleon took power and established the First French Empire, whose subsequent Napoleonic Wars shaped the course of continental Europe. Following the collapse of the Empire, France endured a tumultuous succession of governments culminating with the establishment of the French Third Republic in 1870. France was a major participant in the First World War, from which it emerged victorious, and was one of the Allied Powers in the Second World War, but came under occupation by the Axis Powers in 1940. Following liberation in 1944, a Fourth Republic was established and later dissolved in the course of the Algerian War. The Fifth Republic, led by Charles de Gaulle, was formed in 1958 and remains to this day. Algeria and nearly all the other colonies became independent in the 1960s and typically retained close economic and military connections with France.

France has long been a global centre of art, science, and philosophy. It hosts Europe's fourth-largest number of cultural UNESCO World Heritage Sites and receives around 83 million foreign tourists annually, the most of any country in the world. France is a developed country with the world's sixth-largest economy by nominal GDP and ninth-largest by purchasing power parity. In terms of aggregate household wealth, it ranks fourth in the world. France performs well in international rankings of education, health care, life expectancy, and human development. France remains a great power in the world, being one of the five permanent members of the United Nations Security Council with the power to veto and an official nuclear-weapon state. It is a leading member state of the European Union and the Eurozone. It is also a member of the Group of 7, North Atlantic Treaty Organization (NATO), Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), the World Trade Organization (WTO), and La Francophonie.


https://pt.wikipedia.org/wiki/França
https://en.wikipedia.org/wiki/France


 
✈# TYFV - FRANCE - PARIS
THANK YOU FOR VISITING FRANCE - PARIS
Thank You For Visiting France – Paris
 
 
 
Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
#+033,
#+033+001,
✈#=FRA,
✈#FR/✈France,
#FR/IF:ÎleDeFrance,
#FR/IFParis,
#TYFV:EUR,
#TYFV/MapaMundi,
#TYFV/FR:France,
FR/IF:Paris,



#

✈# TYFV BR - BRAZIL - DF - BRASILIA


Alemão: Brasilien; 
Espanhol: Brasil; 
Francês: Brésil; 
Inglês: Brazil; 
Italiano: Brasile; 
Português: BRASIL




Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil,é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 200 milhões de habitantes). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta,além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.
Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7.491 km. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador, sendo limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como o Atol das Rocas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único destes habitado) e Trindade e Martim Vaz.A sua Constituição atual, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união do Distrito Federal, dos 26 estados e dos 5.570 municípios.
O território que atualmente forma o Brasil foi encontrado pelos portugueses em 1500, durante uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. A região, que até então era habitada por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, torna-se uma colônia do Império Português. O vínculo colonial foi rompido, de fato, quando em 1808 a capital do reino foi transferida de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem o território português. Em 1815, o Brasil se torna parte de um reino unido com Portugal. Dom Pedro I, o primeiro imperador, proclamou a independência política do país em 1822. Inicialmente independente como um império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil tornou-se uma república em 1889, em razão de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora uma legislatura bicameral, agora chamada de Congresso Nacional, já existisse desde a ratificação da primeira Constituição, em 1824. Desde o início do período republicano, a governança democrática foi interrompida por longos períodos de regimes autoritários, até um governo civil e eleito democraticamente assumir o poder em 1985, com o fim do último regime militar.
A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a nona maior do mundo por produto interno bruto (PIB) nominal e a sétima por paridade do poder de compra (PPC). Reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, BRICS, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.

BRAZIL

Brazil, officially the Federative Republic of Brazil, is the largest country in both South America and Latin America. As the world's fifth-largest country by both area and population, it is the largest country to have Portuguese as an official language and the only one in the Americas. Bounded by the Atlantic Ocean on the east, Brazil has a coastline of 7,491 kilometers (4,655 mi) It borders all other South American countries except Ecuador and Chile and covers 47.3% of the continent's land area. Its Amazon River basin includes a vast tropical forest, home to diverse wildlife, a variety of ecological systems, and extensive natural resources spanning numerous protected habitats. This unique environmental heritage makes Brazil one of 17 megadiverse countries, and is the subject of significant global interest and debate regarding deforestation and environmental protection.
Brazil was inhabited by numerous tribal nations prior to the landing in 1500 of explorer Pedro Álvares Cabral, who claimed the area for the Portuguese Empire. Brazil remained a Portuguese colony until 1808, when the capital of the empire was transferred from Lisbon to Rio de Janeiro. In 1815, the colony was elevated to the rank of kingdom upon the formation of the United Kingdom of Portugal, Brazil and the Algarves. Independence was achieved in 1822 with the creation of the Empire of Brazil, a unitary state governed under a constitutional monarchy and a parliamentary system. The ratification of the first constitution in 1824 led to the formation of a bicameral legislature, now called the National Congress. The country became a presidential republic in 1889 following a military coup d'état. An authoritarian military junta came to power in 1964 and ruled until 1985, after which civilian governance resumed. Brazil's current constitution, formulated in 1988, defines it as a democratic federal republic. The federation is composed of the union of the Federal District, the 26 states, and the 5,570 municipalities.
Brazil's economy is the world's both eighth-largest by nominal GDP and eighth-largest by GDP (PPP) as of 2015. A member of the BRICS group, Brazil until 2010 had one of the world's fastest growing major economies, with its economic reforms giving the country new international recognition and influence. Brazil's national development bank plays an important role for the country's economic growth. Brazil is a founding member of the United Nations, the G20, BRICS, Unasul, Mercosul, Organization of American States, Organization of Ibero-American States, and the CPLP. Brazil is a regional power in Latin America and a middle power in international affairs, with some analysts identifying it as an emerging global power. One of the world's major breadbaskets, Brazil has been the largest producer of coffee for the last 150 years.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil
https://en.wikipedia.org/wiki/Brazil

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano) e sexto em população (com mais de 208 milhões de habitantes). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo. Sua atual Constituição, promulgada em 1988, concebe o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5 570 municípios.
Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador, sendo limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como o Atol das Rocas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único destes habitado por civis) e Trindade e Martim Vaz. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.
O território que atualmente forma o Brasil foi encontrado pelos espanhóis em 26 de janeiro de 1500, durante uma expedição comandada por Vicente Yáñez Pinzón, e achado pelos portugueses no dia 22 de abril do mesmo ano, em expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. A região, então habitada por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, cabia a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, e tornou-se uma colônia do Império Português. O vínculo colonial foi rompido, de fato, quando em 1808 a capital do reino foi transferida de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem o território português. Em 1815, o Brasil se torna parte de um reino unido com Portugal. Dom Pedro I, o primeiro imperador, proclamou a independência política do país em 1822. Inicialmente independente como um império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil tornou-se uma república em 1889, em razão de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora uma legislatura bicameral, agora chamada de Congresso Nacional, já existisse desde a ratificação da primeira Constituição, em 1824. Desde o início do período republicano, a governança democrática foi interrompida por longos períodos de regimes autoritários, até um governo civil e eleito democraticamente assumir o poder em 1985, com o fim da ditadura militar.
 



Regiões do Brasil



Região Centro-Oeste


1. Distrito Federal
2. Goiás
3. Mato Grosso
4. Mato Grosso do Sul


Distrito Federal

Brasília

Goiás

Caldas Novas
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-caldas.html
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul





Região Nordeste

A Região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, comparável com El Salvador (dados de 2010). Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem a segunda maior população, o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (36 727 931 eleitores em 2010), o menor IDH (2017) e o terceiro maior PIB (2009).
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.
A região Nordeste foi o berço da colonização europeia no país, uma vez que nela ocorreu a descoberta do Brasil e se consolidou a colonização exploratória que consistia, em suma, na extração do pau-brasil (ou pau-de-pernambuco), cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza do Velho Mundo. Com a criação das capitanias hereditárias em 1534, foi fundada a Vila de Olinda, e anos mais tarde deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, para abrigar o governo-geral. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.

1. Alagoas
2. Bahia
3. Ceará
4. Maranhão
5. Paraíba
6. Pernambuco
7. Piauí
8. Sergipe
9. Rio Grande do Norte


Bahia

Vitória da Conquista
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-ba.html



Ceará

Capistrano
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/capistrano.html
Fortaleza (Capital)




Maranhão

São Luís
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/06/thank-you-for-visiting-brasil-ma-sao.html



Piauí

Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no noroeste da Região Nordeste. Limita-se com cinco estados: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km. Sua área é de 251.577,738km², sendo pouco maior que o Reino Unido, e tem uma população de 3.264.531 habitantes.
A capital e cidade mais populosa do estado é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Os municípios com população superior a oitenta mil habitantes são Teresina, Parnaíba e Picos. Tem um relevo moderado e a regularidade da topografia é superior a 53% inferiores aos 300m. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e São Nicolau são os rios mais importantes e todos eles pertencem à bacia do rio Parnaíba. Possui clima tropical e semiárido.
As principais atividades econômicas do estado são a indústria (química, têxtil, de bebidas), a agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e a pecuária. A região do Piauí começou a ser povoada pelos colonizadores europeus no século XVII, desde o interior, na época em que os vaqueiros, que vieram principalmente da Bahia, têm chegado à procura de pastos. Em 1718, o território, até então pertencente à Bahia, passou a fazer parte do Maranhão. Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente.
Depois que o Brasil tornou-se independente, em 1822, as tropas com fidelidade a Portugal ocuparam a cidade de Parnaíba; as adesões foram recebidas pelo grupo, mas os brasileiros acabaram por derrotar os portugueses em 1823. Certos anos após a batalha, por movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, o Piauí também foi atingido. Em 1852, o governo provincial transferiu a capital de Oeiras para Teresina, desde então o estado começou a crescer economicamente. Desde a Proclamação da República no Brasil, foi apresentado pelo estado que o terreno político tornou-se tranquilo, mas foi muito difícil que o Piauí se desenvolvesse social e economicamente.


Cidades do Piauí:


Batalha

José de Freitas

Oeiras
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-pi-oeiras.html

Santa Cruz do Piauí

Teresina

São João do Piauí
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-sao-joao.html



Rio Grande do Norte

Natal
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-natal.html
Santa Cruz



Região Norte


1. Acre (AC) = Rio Branco



2. Amapá (AP) = Macapá
3. Amazonas (AM) = Manaus
4. Pará (PA) = Belém
5. Rondônia (RO) = Porto Velho
6. Roraima (RR) = Boa Vista
7. Tocantins (TO) = Palmas


Acre
Rio Branco (Capital) 
Amapá
Macapá (Capital)
Amazonas
Manaus(Capital)
Pará (PA) 
Belém (Capital)
Uruará
Rondônia
Porto Velho (Capital)
Roraima
Boa Vista (Capital)
Tocantins Palmas (Capital)




Região Sudeste

1. Espírito Santo
2. Minas Gerais
3. São Paulo
4. Rio de Janeiro



1. Espírito Santo

Cariacica


Cariacica
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brazil-es.html



2. Minas Gerais

Betim
Juíz de Fora
Três Corações



3. São Paulo

Campinas
Hortolândia
Tatuí

Hortolândia
https://perasperaadalta.blogspot.com/2019/05/thank-you-for-visiting-brasil-sp.html



4. Rio de Janeiro




 
Região Sul

1. Paraná
2. Santa Catarina
3. Rio Grande do Sul


Paraná

Apucarana
Londrina


Santa Catarina

Criciúma
Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves
Gravataí



 
✈# TYFV BR - BRAZIL - DF - BRASILIA
THANK YOU FOR VISITING BRAZIL - DF - BRASILIA
Thank You For Visiting Brasil – Distrito Federal - Brasília
 
 
 
Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
✈#,
✈#+055,
✈#☎+055+61,
✈#=POR,
✈#BR/Brasil,
✈#BR/DF:DistritoFederal,
#BR/DFBrasília,
#TYFV:AME,
#TYFV/MapaMundi,
#TYFV/BR:Brazil,
Brasil,
BR/DF:Brasília,
 
 
 
✈#

✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO - ALDEIA CONECTADA - FACEBOOK E ORKUT

    ✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO - ALDEIA CONECTADA - FACEBOOK E ORKUT       Hashtags:   # 🙀 , #hashtags 🙀 , ★#, ★#Junião, ✌#, ✌# 04ABR...