quarta-feira, 18 de novembro de 2020

VALORES - SOLIDARIEDADE

 
18/11/2020, Valores - Solidariedade
As seis regras da convivência


As pessoas compromissadas com uma vida mais digna para todos vão discutindo, apresentando propostas para conquistar e construir essa desejada convivência digna e saudável. Uma dessas pessoas é o educador colombiano Bernardo Toro. Ele elaborou uma proposta para que possamos ter uma convivência social boa. 

Eis a lista:



1.Não agredir o semelhante: Evitar e negar todo tipo de agressão, violência e imposição de miséria aos outros. Contribuir para a aceitação das diferenças e para a promoção dos direitos humanos de todos.



2.Comunicar-se com as pessoas: Saber falar, expressar seus pensamentos e sentimentos, e saber ouvir a fala dos outros. A comunicação é uma via de mão dupla e deve ter no diálogo sincero e aberto sua maior garantia.



3.lnteragir com os outros: lnteragir é saber que não estamos sós no mundo e que viver bem significa viver bem com outras pessoas.


4.Tomar decisões em grupo: Há aquele ditado: "várias cabeças pensam melhor que uma". Em grupo é possível juntar forças e conseguir melhores resultados em nossas ações.


5.Cuidar do lugar em que se vive: Querendo ou não, gostando ou não, vivemos no planeta Terra e devemos ter com ele uma relação saudável de cuidado e respeito. Maltratar e descuidar da natureza, do lugar onde vivemos, é assinar um atestado de burrice pelo qual poderemos pagar muito caro.

6. Valorizar o saber social: O que sabemos foi construído ao longo de milhares de anos. Esse conhecimento é guardado e transmitido socialmente de um para o outro. É a base para a criação e construção de novos conhecimentos. Podemos até saber pouco individualmente, mas a humanidade sabe muito.


Muitas delas podem parecer distantes e às vezes impraticáveis. Transforme-as em regras de conduta práticas para a sua vida. Com pequenas atitudes, como dar conta de suas tarefas escolares e conversar abertamente com seus pais sobre qualquer assunto, você estará, certamente, contribuindo para estendermos a dignidade a todos os seres humanos.

Autor Desconhecido
 



Aprofundando o tema 
  • Regras de Convivência para família e sociedade: <https://www.youtube.com/watch?v=mGQEjnvp4Fw&ab_channel=JOYCEANDRIELLIBATISTA>
  • As regras de Boa Convivência: <https://www.youtube.com/watch?v=DzTdlrByTc4&ab_channel=Escolainterativa>
  • Reflexão: Regras de Convivência: <https://www.youtube.com/watch?v=PsrAkgzySTI&ab_channel=ProfessorDenisGabriel>


hashtag:

#♦,
#2020,
#I♥SJPI!,
#MrPerasperaadalta♥!,
#ProfessorPabloMorais♥!,
#♦UESDA/DirceuArcoverde,
#♦UESDA/EnsinoFundamental,
#♦UESDA/ER:♥EnsinoReligioso,
#♦UESDA/ER:Valores-Solidariedade,
#♦UESDA/M7oAnoB,



Professor Pablo Morais ou Mr. Perasperaadalta


Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI2016), em São João do Piauí (PI); Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte1995), em Teresina (PI). #2020. Atua como Professor de Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio, na modalidade EJA) e na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio, na modalidade EJA). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.

SIMPLE PRESENT TENSE

 

18/11/2020, Grammar bits - Simple Present Tense

O Simple Present é um tempo verbal utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente.

Além disso, ele é usado para expressar verdades universais, sentimentos, desejos, opiniões e preferências.

Por vezes, as frases no Simple Present apresentam expressões de tempo (advérbios).

Veja alguns exemplos de frases no Simple Present:

He plays soccer very well.
(Ele joga futebol muito bem.)

She eats rice during the lunch.
(Ela come arroz durante o almoço.)

João skates around the park.
(João patina em volta do parque.)

Juliana is in the bank.
(Juliana está no banco.)

Regras do Simple Present

A conjugação do Simple Present varia de acordo com a pessoa verbal, com a terminação do verbo e com o tipo de frase (afirmativa, negativa e interrogativa.)

Affirmative Form (forma afirmativa)

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.
Verbos terminados em -o, -z, -ss, -ch, -sh, -x
É preciso acrescentar -es no final do verbo.

Exemplos:

to teach (ensinar) - teaches
to watch (assistir) - watches
to push (empurrar) - pushes
to kiss (beijar) - kisses
to go (ir) - goes
to fix (consertar) – fixes


Conjugação de alguns verbos no Simple Present:

To Wash (lavar)
I wash
you wash
he, she, it  washes
we wash
you wash
they wash

To Watch (assistir)
I watch
you watch
he, she, it watches
we watch
you watch
they watch

To Dress (vestir)
I dress
you dress
he, she, it dresses
we dress
you dress
they dress

To Go (ir)
I go
you go
he, she, it goes
we go
you go
they go

To Finish (terminar)
I finish
you finish
he, she, it finishes
we finish
you finish
they finish


Aprofundando o tema
 
Simple Present Tense: <https://www.youtube.com/watch?v=xtEEkgpnQpI&ab_channel=LTFCChannel>



hashtags:

#♦, 
#♦UESDA/ENF6oAnoManhã, 
#♦UESDA/LI:♥LínguaInglesa, 
#♦UESDA/LI:SimplePresentTense, 
#♦UESDA/SenDirceuArcoverde, 
#2020, 
#MrPerasperaadalta♥!,
#ProfessorPabloMorais♥!,



#ProfessorPabloMorais♥! ou
#MrPerasperaadalta♥!
http://lattes.cnpq.br/9943152279121098
 

Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2020. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.

FELIZ QUARTA-FEIRA - QUE NADA NEM NINGUEM INTERROMPA A ENERGIA BOA QUE TE CERCA

 

Que nada, nem ninguém interrompa a energia boa que te cerca. Feliz quarta-feira!

❤# BOM DIA QUARTA-FEIRA - A GENTILEZA EH O JEITO MAIS BONITO DE SER SOL NO DIA NUBLADO DE ALGUEM

 

❤# BOM DIA QUARTA-FEIRA - A GENTILEZA EH O JEITO MAIS BONITO DE SER SOL NO DIA NUBLADO DE ALGUEM
 
 
 
BOM DIA, Quarta-feira!
 
A gentileza é o jeito mais bonito de ser sol no dia nublado de alguém.
 
 
 
Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
★#,
★#LinusVanPelt,
★#LucyVanPelt,
★#Peanuts,
❤#,
#EuAmo,
#EuAmo/4aQuarta-feira,
#FB/Facebook,
#FB/humorinteligente,
#PM/BomDia,
❤#PM/PalavrasMágicas,
alguém,
bonito,
dia,
gentileza,
nublado,
sol,


 
❤#

PAULO LEMINSKI - A VOCES EU DEIXO O SONO - O SONHO NAO - ESTE EU MESMO CARREGO

 

Paulo Leminski


"A vocês eu deixo o sono.

O sonho, não!

Este eu mesmo carrego!"

PAISES E NACIONALIDADES - COUNTRIES AND NATIONALITIES




17/11/2020, Países e Nacionalidades (Countries and Nationalities)


Primeiramente, é interessante entender a tradução direta da palavra “país” para o inglês. A palavra usada em inglês para designar país é a palavra “country” e seu plural deve ter o acréscimo de “ies” na retirada do “y”, resultando em “countries”.

Já para o termo “nacionalidade” a sua tradução direta resulta em “Nationality”, ou no plural “Nationalities”, com o acréscimo do “ies”.

Agora, depois de aprender como é a tradução de “país” e “nacionalidade”, confira o nome de alguns países e suas nacionalidades em inglês. Confira:


COUNTRY, PAÍSNATIONALITY, NACIONALIDADE


Afghanistan, Afeganistão, Afghan, Afegão
Argentina, Argentina, Argentinian, Argentino
Armenia, Armênia, Armenian, Armênio
Angola, Angola, Angolan, Angolano
Australia, Austrália, Australian, Australiano
Austria, Áustria, Austrian, Austríaco
The Bahamas, Bahamas, Bahamian, Bahamense
Bangladesh, Bangladesh, Bangladeshi, Bangladês
Belgium, Bélgica, Belgian, Belga
Bolivia, Bolívia, Bolivian, Boliviano
Bulgaria, Bulgária, Bulgarian, Búlgaro
Brazil, Brasil, Brazilian, Brasileiro
Cambodia, Camboja, Cambodian,Cambojano
Canada, Canadá, Canadian, Canadense
Central African Republic, República Centro-Africana, Central-African, Centro-africano
China, China, Chinese, Chinês
Chile, Chile, Chilean, Chileno
Colombia, Colômbia, Colombian, Colombiano
Cuba, Cuba, Cuban, Cubano
Croatia, Croácia, Croatian, Croata
Denmark, Dinamarca, Danish, Dinamarquês
Egypt, Egito, Egyptian, Egípcio
England, Inglaterra, English, Inglês
Ecuador, Equador, Ecuadorian, Equatoriano
Estonia, Estônia, Estonian, Estoniano
Finland, Finlândia, Finnish, Finlandês
France, França, French, Francês
Greece, Grécia, Greek, Grego
Germany, Alemanha, German, Alemão
Holland, Holanda, Dutch, Holandês
Haiti, Haiti, Haitian, Haitiano
Honduras, Honduras, Honduran, Hondurenho
Hungary, Hungria, Hungarian, Húngaro
Ireland, Irlanda, Irish, Irlandês
Iceland, Islândia, Icelander, Islandês
Italy, Itália, Italian, Italiano
Indonesia, Indonésia, Indonesian, Indonésio
Japan, Japão, Japanese, Japonês
Jamaica, Jamaica, Jamaican, Jamaicano
Jordan, Jordânia, Jordanian, Jordaniano
Kuwait, Kuwait, Kuwaiti, Kuwaitiano
Liberia, Libéria, Liberian, Liberiano
Luxembourg, Luxemburgo, Luxembourgish, Luxemburguês
Lybia, Líbia, Lybian, Líbio
Macedonia, Macedônia, Macedonian, Macedônio
Madagascar, Madagascar, Malagasy, Madagascarense
Malaysia, Malásia, Malaysian, Malaio
Mexico, México, Mexican, Mexicano
Norway, Noruéga, Norwegian, Norueguês
New Zealand, Nova Zelândia, New Zealander, Neozelandês
North Korea, Coréia do Norte, North Korean, Norte-coreano
Palestine, Palestina, Palestinian, Palestino
Paraguay, Paraguai, Paraguayan, Paraguaio
Poland, Polônia, Polish, Polonês
Peru, Peru, Peruvian, Peruano
Portugal, Portugal, Portuguese, Português
Russia, Rússia, Russian, Russo
South Africa, África do Sul, South African, Sul-africano
South Korea, Coréia do Sul, South Korean, Sul-coreano
Scotland, Escócia, Scottish, Escocês
Spain, Espanha, Spanish, Espanhol
Sweden, Suécia, Swedish, Sueco
Switzerland, Suíça, Swiss, Suíço
Thailand, Tailândia, Thai, Tailandês
United States, Estados Unidos, American, Americano
Ukraine, Ucrânia, Ukrainian, Ucraniano
Uruguay, Uruguai, Uruguayan, Uruguaio
United Kingdom, Reino Unido, British, Britânico
Venezuela, Venezuela, Venezuelan, Venezuelano
Vietnam, Vietnã, Vietnamese, Vietnamita
Wales, País de Gales, Welsh, Galês
Zambia, Zâmbia, Zambian, Zambiano
Zimbabwe, Zimbábue, Zimbabwean, Zimbabueano


Recordando a nossa Gramática Portuguesa





Aprofundando o tema

Vídeo aula sobre Countries and Nationalities: <https://www.youtube.com/watch?v=Z6cvRmyEUKc>


hashtags: 

#♦, 
#♦UESDA/EJA7aEtapaNoite, 
#♦UESDA/LI:♥LínguaInglesa, 
#♦UESDA/LI:Countries&Nationalities, 
#♦UESDA/SenDirceuArcoverde, 
#2020, 
#MrPerasperaadalta♥!,
#ProfessorPabloMorais♥!,


#ProfessorPabloMorais♥! ou
#MrPerasperaadalta♥!
http://lattes.cnpq.br/9943152279121098
 

Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2020. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.

PRESENT CONTINUOUS - AFFIRMATIVE FORM

 
17/11/2020, Present Continuous - Affirmative Form





O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”.

A construção do presente contínuo deve ser dada segundo a forma:

Sujeito + verbo to be + verbo com “ing” + complemento



She is studying English now.
(Ela está estudando inglês agora).

Para a forma negativa, basta acrescentar o “not” após o verbo “to be” (am, is are).

Exemplos: 

He is not playing the electric guitar at this moment. 
(Ele não está tocando guitarra neste exato momento).

She is not listening to music. 
(Ela não está ouvindo música).

They are not helping their mother. 
(Eles não estão ajudando a mãe deles).

Para elaborar uma frase interrogativa é necessário colocar o verbo “to be” no início da frase:

Is Mariane talking to Bob?
(A Mariane está conversando com o Bob?)

Is Susan watching the soap opera?
(A Susan está assistindo a novela?)

Are the kids playing on the backyard?
(As crianças estão brincando no quintal?)


Obs: 

1- Deve-se retirar o “e” dos verbos terminados com essa letra, antes de se acrescentar o “ing”.

Ex: to ride (andar), to dance (dançar)

She is riding a bike now. 
(Ela está andando de bicicleta agora).

She is dancing ballet. 
(Ela está dançando balé).

2- Deve-se dobrar a última letra dos verbos monossílabos terminados em CVC (consoante, vogal, consoante) antes de se acrescentar o “ing”.

Ex: to swim (nadar),  to put (colocar)

He is swimming on the lake. 
(Ele está nadando no lago).

She is putting the folders in the drawer. 
(Ela está colocando as pastas na gaveta).




Aprofundando o tema 

Present Continuous Verb Chant - What Are You Doing? - Pattern Practice #1
<https://www.youtube.com/watch?v=Dl8g2pZ82ME&ab_channel=ELFKidsVideos>



hashtags:

#♦, 
#♦UESDA/EJA4aEtapaNoite, 
#♦UESDA/LI:♥LínguaInglesa, 
#♦UESDA/LI:PresContinuous-AffForm, 
#♦UESDA/SenDirceuArcoverde, 
#2020, 
#MrPerasperaadalta♥!,
#ProfessorPabloMorais♥!,



#ProfessorPabloMorais♥! ou
#MrPerasperaadalta♥!
http://lattes.cnpq.br/9943152279121098
 

Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2020. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.

✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO - ALDEIA CONECTADA - FACEBOOK E ORKUT

    ✌# 19 DE ABRIL - DIA DO INDIO - ALDEIA CONECTADA - FACEBOOK E ORKUT       Hashtags:   # 🙀 , #hashtags 🙀 , ★#, ★#Junião, ✌#, ✌# 04ABR...