INACREDITÁVEL!!!
Às vezes fico sem crer nas coisas que vejo no meio escolar! Em plena pandemia, com tantos obstáculos e dificuldades de todas as ordens, noto que o ambiente escolar é recheado de críticas! A mesma empatia e compreensão que tanto exigem que tenhamos com o público estudantil nos é constantemente negada! Tudo que se vê são apontamentos infundados e sem respeito nenhum!
Será mesmo que o professor está imune aos efeitos dessa pandemia!?
Será que também não sofremos com tudo isso que está acontecendo!?
Ao que parece, NÃO!!!
É lamentável! É triste! É complicado! É desumano!
Será mesmo que vão ter a audácia de nós culparem por essa pandemia também?!
Será pedir demais que nos entendam sem julgamentos!?
Será pedir demais um pouco de empatia!?
Tudo isso é novo pra todo mundo! Não há fórmulas prontas! Por isso, vamos ter respeito uns com os outros! Que classe desunida é essa?
Até parece que esses problemas educacionais passaram a existir somente agora, não é mesmo?
Sempre lidamos em sala de aula com o desânimo, a desistência, o descaso, o desinteresse pelos estudos, a falta de apoio familiar... Tenha santa paciência! Isso sempre aconteceu!!! SEMPRE!
Sejamos sinceros, pois acredito que dentro do nosso contexto estamos dando o nosso melhor! Dialogamos com a turma, mandamos áudio, resumo explicativo, vídeos... Se isso não é suficiente, não sei mais o que pode ser feito! Deem sugestões de melhorias e não condenem aqueles que estão se esforçando mesmo com tantas dificuldades!
Eu poderia me calar e dizer amém a tal injustiça, mas estaria negando minha essência!
Exijo respeito, sou professor e tenho honrado meu ofício!
Não aceito ser culpada por demandas externas, tais como: falta de recursos tecnológicos, falta de interesse estudantil, falta de apoio dos pais ou mesmo por essa pandemia!
Tudo isso vai passar e tais problemas persistirão, não por culpa dos professores (embora reconheça que temos nossa parcela de responsabilidade), mas por conta de todo descaso com que a educação e os educadores vem sendo tratados desde sempre!!!
Mais respeito e empatia, por favor!!!
Desabafo da Professora Suely Moura.
Suely de Sousa Carvalho Moura, professora de Língua Portuguesa, graduada em Letras Português, pela Universidade Estadual de Pernambuco.