quinta-feira, 19 de agosto de 2021

AUTOR DESCONHECIDO - O IMPORTANTE DA AMIZADE



O importante da amizade

O importante da amizade não é conhecer o amigo;
e sim saber o que há dentro dele!...

Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa
e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo
quanto descobrimos de nós mesmos.

Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras,
sentimentos que se solidificam no tempo
e não se apagam jamais.

O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta em qualquer situação.

O amigo na hora certa, é sol ao
meio-dia, estrela na escuridão.

O amigo é bússola e rota no oceano,
porto seguro da tripulação.

O amigo é o milagre do calor humano
que Deus opera no coração.



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A VERDADEIRA AMIZADE



A verdadeira amizade.



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AUTOR DESCONHECIDO - A AMIZADE EH UM AMOR QUE NUNCA MORRE


 

A amizade é um amor que nunca morre.

A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,
alguns descobrem, mas poucos reconhecem.
A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível
A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas,
de estarmos abertos a todas as perguntas.
A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram
coisas maravilhosas com você.
A esperança é um empréstimo pedido à felicidade.
A felicidade não é um prêmio, e sim uma conseqüência,
a solidão não é um castigo, e sim um resultado.
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la.
A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.
A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento.
A persistência é o caminho do êxito.
A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros.
A solidão é uma gota no oceano que só olha para si mesma... Uma gota que não sabe o que é oceano...
Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura...
A tua única obrigação durante toda a tua existência
é seres verdadeiro para contigo próprio.
A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar.
A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga.
A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém
que nunca vai descobrir.
A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si.
Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros.
Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante.
Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer.
Amigo é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você!
Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados...
Amigo é aquele que, a cada vez, nos faz entrever
a meta e que percorre conosco um trecho do caminho
Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os.
Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas...
Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coração!!!
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado.
Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior
homem do mundo morreu de braços abertos.
Elogie os amigos em público, critique em particular.
Errar é humano, perdoar é divino.
Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz.
Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens!
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.



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AMIZADE - O VALOR DE UMA AMIZADE



DATA DA AULA:

19/08/2021, 4ª aula

Amizade: O valor de uma amizade.



DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).



Amizade: O valor de uma amizade


Dois primos saíram de férias. Fizeram viagem cheia de contratempos. Chegaram a uma encruzilhada. João havia decidido ir pela direita. Filipe o ofendeu dizendo que ele era desconfiado e por isso achava que seu caminho seria o melhor. João, aborrecido, parou. Escreveu na areia: “Hoje, meu melhor amigo me ofendeu seriamente. Sinto-me ferido, sem amigo e solitário”. Sem se comunicarem e de mau humor, seguiram viagem.

Com sede, a reserva de água havia terminado. Chegaram a um verdadeiro oásis. Havia uma nascente de água. Filipe e João se refrescaram. Descansaram. O calor estava forte. Resolveram tomar banho no pequeno lago.

Filipe entrou na água e disse que dava pé. João se animou e entrou no pequeno lago. Estava muito contente e feliz. Deu mais braçadas para o centro, mas o local era bem mais fundo. Como não soubesse nadar bem, começou a afundar.

Gritou por socorro a Filipe. Este não ligou, pensando que gritava para se divertir. Quando viu que a coisa era séria, Filipe foi nadando, alcançou o amigo, e puxou-o com braçadas fortes para a parte mais rasa.

João deitou-se, procurou botar para fora a água que havia engolido. Descansou. Agradeceu muito a Filipe por tê-lo salvo. Refeito do susto e cansaço, João foi até uma pequena rocha que havia ali e, com uma pedra pontuda, escreveu sobre ela o seguinte: “Hoje, meu melhor amigo salvou-me a vida.”

Filipe, intrigado, perguntou: “Por que quando brigamos, você escreveu na areia: ‘Hoje meu melhor amigo ofendeu-me seriamente.’ E agora você escreveu na pedra: ‘Hoje meu melhor amigo salvou-me.”

João respondeu sorrindo: “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar a ofensa. Quando faz algo de grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração, que vento nenhum deste mundo poderá apagar.”

 Chegando a manhã do dia seguinte, com o sol convidando para a alegria de um novo dia, os dois amigos partiram felizes e continuaram sua viagem de férias.



Mons. Paulo Daher (adaptado)



ATIVIDADE 02: Leia o texto “O valor de uma amizade”, em seguida, responda as questões 01 e 02. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.


Questão 1:  Você acha importante as pessoas terem amizade? Justifique

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Questão 2:  De acordo com o texto, o que é ser amigo?

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FICHA TÉCNICA

A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).


COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.

HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Amizade: O valor de uma amizade.

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.

ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).

MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=w9aqMJTBHLg>

QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecerem valores, como o Amizade, Amor e Respeito.



CONTEÚDO APLICADO

Para falar de amizade temos que lembrar o que é o amor.

Os gregos antigos tinham mais que uma palavra para definir o amor. Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimentos quando estamos em um relacionamento amoroso. Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.
FONTE: <https://inpaonline.com.br/blog/tipos-de-amor/>

O termo philia, de onde se origina o conceito de amizade, tem uma complexidade semântica grande e ao qual não é nosso intento se debruçar aqui. Ora o termo é traduzido por amor, de onde o sentido da palavra filosofia por vezes entendida como amor à sabedoria, ora o termo é traduzido como amizade, de onde o sentido da palavra filósofo por vezes entendido como um “amigo da sabedoria”. Foi nesse sentido que Pitágoras, interpelado se se considerava um sábio, afirmou que não, mas que era um amigo (philos) da sabedoria (sophia). “A intimidade entre amizade e filosofia é tão profunda que esta inclui o philos, o amigo, no seu próprio nome e, como muitas vezes acontece em toda proximidade excessiva, arrisca não conseguir distinguir-se” (AGAMBEN, 2007, p. 1).

FONTE: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/news/sobre-a-amizade-em-aristoteles/>



SUPORTE DA AULA/APROFUNDANDO O TEMA

PODCASTS: MINISTÉRIOS PÃO DIÁRIO - A VERDADEIRA AMIZADE
<https://paodiario.org.br/podcasts/a-verdadeira-amizade/?gclid=CjwKCAjw1JeJBhB9EiwAV612yypfJCtiTpA-N-q6EwBxht1IVpRrQOtHZCO3_-gex0MblzvN9JUXzhoCm7oQAvD_BwE>

A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-amizade-eh-um-amor.html>

O IMPORTANTE DA AMIZADE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-o-importante-da.html>

A VERDADEIRA AMIZADE (imagem para reflexão)
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/a-verdadeira-amizade.html>

AMIZADE EM ARISTÓTELES
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/amizade-em-aristoteles.html>

VÍDEO: Amizade em Aristóteles | 3 Tipos de Amizade: Interesse, Prazer & Virtude
FONTE:
<https://www.youtube.com/watch?v=jG9mC4jqrm0&ab_channel=AlyssonAugusto>



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Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2021. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.

📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021



📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
 
 
 
UNIDADE ESCOLAR SENADOR DIRCEU ARCOVERDE
PROFESSOR: Pablo Morais
DISCIPLINA: Ensino Religioso
DATA DA AULA: 12/08/2021 (4ª aula/manhã)
TEMA DA AULA: A maior flor do mundo, de José Saramago.
SUB-TEMA: Esperança
 
 
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).



A maior flor do mundo

(...) Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia. Não se temam, porém, aqueles que fora das cidades não concebem histórias nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã, talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há notícia.

Logo na primeira página, sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio e depois por ele abaixo, naquela vagarosa brincadeira que o tempo alto, largo e profundo da infância a todos nós permitiu...

Em certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte, efeito literário de que ele não tem responsabilidade, mas com que a liberdade do autor acha poder hoje aconchegar a frase. Dali para diante, para o nosso menino, será só uma pergunta sem literatura: «Vou ou não vou?»

E foi.

O rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo por bosques de altos freixos onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro de caule sangrado de fresco como uma veia branca e verde.

Ó que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma inóspita colina redonda como uma tigela voltada.

Deu-se o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino... Era só uma flor. Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado.

E como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no rio, e esse que longe estava!...

Não importa.

Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo, no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia. Volta o mundo a atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse um carvalho deitava sombra no chão.

O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.

Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.

Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.

E essa é a moral da história. Este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para as crianças...

Quem sabe e um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...

 
(José Saramago)

A Maior Flor do Mundo de José Saramago - Stop-Motion, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s&ab_channel=Ver%C3%B4nicaDion%C3%ADsio>



ATIVIDADE 01: Leia o texto “A maior flor do mundo”, em seguida, responda a questão 01. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.


Questão 01:

Você já faz uma boa ação que envolve grandes esforços como o menino da história?
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FICHA TÉCNICA

A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).


COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.

HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Esperança - A maior flor do mundo, de José Saramago.

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.

ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).

MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ>

QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecer valores, como a Esperança.



CONTEÚDO APLICADO

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".

No excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o seguinte: "a Fé atua pelo amor".

As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:

1) Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".

2) Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.

3) Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os Católicos, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes.[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais



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#2021. #SejaBem-VindaAulaPresencial! 2º Semestre! Atua como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Educação Física, Filosofia, Língua Espanhola e Sociologia, na Unidade Escolar Helena Maria da Cruz, (Ensino Médio Regular Noturno), na Localidade Grajau, Zona Rural do município de São João do Piauí/PI.
 
#2021/2020. #AulaRemota!, #FiqueEmCasa! 1º Semestre! Atuou como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã / Ensino Médio Regular Noturno [na modalidade EJA]); Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA), em São João do Piauí/PI.
 
#2019/2017: Atuou como Professor das disciplinas: Estudos Dirigidos (2019 - aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Integral Manhã), Língua Inglesa, no Centro de Educação em Tempo Integral CETI Senador José Cândido Ferraz; Língua Inglesa, na Unidade Escolar Salomão Carvalho (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA); Língua Inglesa I (Língua e cultura), Língua Inglesa II, Língua Inglesa III e Língua Inglesa IV (2º semestre de 2017), no Núcleo de Extensão Sul do Piauí, aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Atuou como Professor Exclusivo da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã).
 
#2015. Atuou como Professor da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Língua Espanhola, no Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, aos alunos do Cursos Técnico  em Saúde Bucal e Vendas  (na modalidade do Ensino Médio/Técnico Noturno), em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2016), em São João do Piauí/PI; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP, 2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte, 1995), em Teresina/PI
Secretário do Conselho Escolar do CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do Piauí/PI, desde 2017. Catequista na Paróquia de São João Batista, em São João do Piauí/PI, desde 2012. Voluntário da Justiça Eleitoral desde 2012, em São João do Piauí/PI, nos cargos: Presidente de seção (2022, 2020) e Mesário (2012, 2014, 2016, 2018). Doador Voluntário de Sangue (HEMOPI), código de nº 010001974 e Doador Voluntário de Medúla Óssea (REDOME), registro nº 499369, em Teresina/PI, desde 14/09/2007.
É diagnosticado como louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ❤ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
 
 
 

📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021

 



📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
 
 
 
UNIDADE ESCOLAR SENADOR DIRCEU ARCOVERDE
PROFESSOR: Pablo Morais
DISCIPLINA: Ensino Religioso
DATA DA AULA: 12/08/2021 (4ª aula/manhã)
TEMA DA AULA: A maior flor do mundo, de José Saramago.
SUB-TEMA: Esperança
 
 
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).



A maior flor do mundo

(...) Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia. Não se temam, porém, aqueles que fora das cidades não concebem histórias nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã, talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há notícia.

Logo na primeira página, sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio e depois por ele abaixo, naquela vagarosa brincadeira que o tempo alto, largo e profundo da infância a todos nós permitiu...

Em certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte, efeito literário de que ele não tem responsabilidade, mas com que a liberdade do autor acha poder hoje aconchegar a frase. Dali para diante, para o nosso menino, será só uma pergunta sem literatura: «Vou ou não vou?»

E foi.

O rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo por bosques de altos freixos onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro de caule sangrado de fresco como uma veia branca e verde.

Ó que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma inóspita colina redonda como uma tigela voltada.

Deu-se o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino... Era só uma flor. Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado.

E como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no rio, e esse que longe estava!...

Não importa.

Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo, no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia. Volta o mundo a atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse um carvalho deitava sombra no chão.

O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.

Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.

Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.

E essa é a moral da história. Este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para as crianças...

Quem sabe e um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...

 
(José Saramago)

A Maior Flor do Mundo de José Saramago - Stop-Motion, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s&ab_channel=Ver%C3%B4nicaDion%C3%ADsio>



ATIVIDADE 01: Leia o texto “A maior flor do mundo”, em seguida, responda a questão 01. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.


Questão 01:

Você já faz uma boa ação que envolve grandes esforços como o menino da história?
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FICHA TÉCNICA

A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).


COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.

HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Esperança - A maior flor do mundo, de José Saramago.

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.

ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).

MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ>

QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecer valores, como a Esperança.



CONTEÚDO APLICADO

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".

No excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o seguinte: "a Fé atua pelo amor".

As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:

1) Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".

2) Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.

3) Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os Católicos, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes.[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais



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#2021. #SejaBem-VindaAulaPresencial! 2º Semestre! Atua como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Educação Física, Filosofia, Língua Espanhola e Sociologia, na Unidade Escolar Helena Maria da Cruz, (Ensino Médio Regular Noturno), na Localidade Grajau, Zona Rural do município de São João do Piauí/PI.
 
#2021/2020. #AulaRemota!, #FiqueEmCasa! Atuou como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã / Ensino Médio Regular Noturno [na modalidade EJA]); Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA), em São João do Piauí/PI.
 
#2019/2017: Atuou como Professor das disciplinas: Estudos Dirigidos (2019 - aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Integral Manhã), Língua Inglesa, no Centro de Educação em Tempo Integral CETI Senador José Cândido Ferraz; Língua Inglesa, na Unidade Escolar Salomão Carvalho (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA); Língua Inglesa I (Língua e cultura), Língua Inglesa II, Língua Inglesa III e Língua Inglesa IV (2º semestre de 2017), no Núcleo de Extensão Sul do Piauí, aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Atuou como Professor Exclusivo da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã).
 
#2015. Atuou como Professor da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Língua Espanhola, no Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, aos alunos do Cursos Técnico  em Saúde Bucal e Vendas  (na modalidade do Ensino Médio/Técnico Noturno), em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2016), em São João do Piauí/PI; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP, 2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte, 1995), em Teresina/PI
Secretário do Conselho Escolar do CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do Piauí/PI, desde 2017. Catequista na Paróquia de São João Batista, em São João do Piauí/PI, desde 2012. Voluntário da Justiça Eleitoral desde 2012, em São João do Piauí/PI, nos cargos: Presidente de seção (2022, 2020) e Mesário (2012, 2014, 2016, 2018). Doador Voluntário de Sangue (HEMOPI), código de nº 010001974 e Doador Voluntário de Medúla Óssea (REDOME), registro nº 499369, em Teresina/PI, desde 14/09/2007.
É diagnosticado como louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ❤ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
 
 
 

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