DATA DA AULA:
19/08/2021, 4ª aula
Amizade: O valor de uma amizade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).
Amizade: O valor de uma amizade
Dois primos saíram de férias. Fizeram viagem cheia de contratempos. Chegaram a uma encruzilhada. João havia decidido ir pela direita. Filipe o ofendeu dizendo que ele era desconfiado e por isso achava que seu caminho seria o melhor. João, aborrecido, parou. Escreveu na areia: “Hoje, meu melhor amigo me ofendeu seriamente. Sinto-me ferido, sem amigo e solitário”. Sem se comunicarem e de mau humor, seguiram viagem.
Com sede, a reserva de água havia terminado. Chegaram a um verdadeiro oásis. Havia uma nascente de água. Filipe e João se refrescaram. Descansaram. O calor estava forte. Resolveram tomar banho no pequeno lago.
Filipe entrou na água e disse que dava pé. João se animou e entrou no pequeno lago. Estava muito contente e feliz. Deu mais braçadas para o centro, mas o local era bem mais fundo. Como não soubesse nadar bem, começou a afundar.
Gritou por socorro a Filipe. Este não ligou, pensando que gritava para se divertir. Quando viu que a coisa era séria, Filipe foi nadando, alcançou o amigo, e puxou-o com braçadas fortes para a parte mais rasa.
João deitou-se, procurou botar para fora a água que havia engolido. Descansou. Agradeceu muito a Filipe por tê-lo salvo. Refeito do susto e cansaço, João foi até uma pequena rocha que havia ali e, com uma pedra pontuda, escreveu sobre ela o seguinte: “Hoje, meu melhor amigo salvou-me a vida.”
Filipe, intrigado, perguntou: “Por que quando brigamos, você escreveu na areia: ‘Hoje meu melhor amigo ofendeu-me seriamente.’ E agora você escreveu na pedra: ‘Hoje meu melhor amigo salvou-me.”
João respondeu sorrindo: “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar a ofensa. Quando faz algo de grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração, que vento nenhum deste mundo poderá apagar.”
Chegando a manhã do dia seguinte, com o sol convidando para a alegria de um novo dia, os dois amigos partiram felizes e continuaram sua viagem de férias.
Mons. Paulo Daher (adaptado)
ATIVIDADE 02: Leia o texto “O valor de uma amizade”, em seguida, responda as questões 01 e 02. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.
Questão 1: Você acha importante as pessoas terem amizade? Justifique
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
Questão 2: De acordo com o texto, o que é ser amigo?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
FICHA TÉCNICA
A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Amizade: O valor de uma amizade.
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.
ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).
MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=w9aqMJTBHLg>
QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecerem valores, como o Amizade, Amor e Respeito.
CONTEÚDO APLICADO
Para falar de amizade temos que lembrar o que é o amor.
Os gregos antigos tinham mais que uma palavra para definir o amor. Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimentos quando estamos em um relacionamento amoroso. Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.
FONTE: <https://inpaonline.com.br/blog/tipos-de-amor/>
O termo philia, de onde se origina o conceito de amizade, tem uma complexidade semântica grande e ao qual não é nosso intento se debruçar aqui. Ora o termo é traduzido por amor, de onde o sentido da palavra filosofia por vezes entendida como amor à sabedoria, ora o termo é traduzido como amizade, de onde o sentido da palavra filósofo por vezes entendido como um “amigo da sabedoria”. Foi nesse sentido que Pitágoras, interpelado se se considerava um sábio, afirmou que não, mas que era um amigo (philos) da sabedoria (sophia). “A intimidade entre amizade e filosofia é tão profunda que esta inclui o philos, o amigo, no seu próprio nome e, como muitas vezes acontece em toda proximidade excessiva, arrisca não conseguir distinguir-se” (AGAMBEN, 2007, p. 1).
FONTE: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/news/sobre-a-amizade-em-aristoteles/>
SUPORTE DA AULA/APROFUNDANDO O TEMA
PODCASTS: MINISTÉRIOS PÃO DIÁRIO - A VERDADEIRA AMIZADE
<https://paodiario.org.br/podcasts/a-verdadeira-amizade/?gclid=CjwKCAjw1JeJBhB9EiwAV612yypfJCtiTpA-N-q6EwBxht1IVpRrQOtHZCO3_-gex0MblzvN9JUXzhoCm7oQAvD_BwE>
A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-amizade-eh-um-amor.html>
O IMPORTANTE DA AMIZADE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-o-importante-da.html>
A VERDADEIRA AMIZADE (imagem para reflexão)
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/a-verdadeira-amizade.html>
AMIZADE EM ARISTÓTELES
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/amizade-em-aristoteles.html>
VÍDEO: Amizade em Aristóteles | 3 Tipos de Amizade: Interesse, Prazer & Virtude
FONTE:
<https://www.youtube.com/watch?v=jG9mC4jqrm0&ab_channel=AlyssonAugusto>
hashtags:
#♦,
#♦UESDA/ENF6oAnoManhã,
#♦UESDA/ER:♥EnsinoReligioso,
#♦UESDA/ER:OValorDeUmaAmizade,
#♦UESDA/SenDirceuArcoverde,
#2021,
#MrPerasperaadalta♥!,
#ProfessorPabloMorais♥!,
#ProfessorPabloMorais♥! ou #MrPerasperaadalta♥!,
http://lattes.cnpq.br/9943152279121098
Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2021. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário