quinta-feira, 19 de agosto de 2021

📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021

 



📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
 
 
 
UNIDADE ESCOLAR SENADOR DIRCEU ARCOVERDE
PROFESSOR: Pablo Morais
DISCIPLINA: Ensino Religioso
DATA DA AULA: 12/08/2021 (4ª aula/manhã)
TEMA DA AULA: A maior flor do mundo, de José Saramago.
SUB-TEMA: Esperança
 
 
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).



A maior flor do mundo

(...) Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia. Não se temam, porém, aqueles que fora das cidades não concebem histórias nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã, talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há notícia.

Logo na primeira página, sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio e depois por ele abaixo, naquela vagarosa brincadeira que o tempo alto, largo e profundo da infância a todos nós permitiu...

Em certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte, efeito literário de que ele não tem responsabilidade, mas com que a liberdade do autor acha poder hoje aconchegar a frase. Dali para diante, para o nosso menino, será só uma pergunta sem literatura: «Vou ou não vou?»

E foi.

O rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo por bosques de altos freixos onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro de caule sangrado de fresco como uma veia branca e verde.

Ó que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma inóspita colina redonda como uma tigela voltada.

Deu-se o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino... Era só uma flor. Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado.

E como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no rio, e esse que longe estava!...

Não importa.

Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo, no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia. Volta o mundo a atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse um carvalho deitava sombra no chão.

O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.

Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.

Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.

E essa é a moral da história. Este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para as crianças...

Quem sabe e um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...

 
(José Saramago)

A Maior Flor do Mundo de José Saramago - Stop-Motion, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s&ab_channel=Ver%C3%B4nicaDion%C3%ADsio>



ATIVIDADE 01: Leia o texto “A maior flor do mundo”, em seguida, responda a questão 01. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.


Questão 01:

Você já faz uma boa ação que envolve grandes esforços como o menino da história?
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FICHA TÉCNICA

A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).


COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.

HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Esperança - A maior flor do mundo, de José Saramago.

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.

ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre (Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página 03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).

MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ>

QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecer valores, como a Esperança.



CONTEÚDO APLICADO

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".

No excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o seguinte: "a Fé atua pelo amor".

As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:

1) Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".

2) Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.

3) Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os Católicos, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes.[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais



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#2021. #SejaBem-VindaAulaPresencial! 2º Semestre! Atua como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Educação Física, Filosofia, Língua Espanhola e Sociologia, na Unidade Escolar Helena Maria da Cruz, (Ensino Médio Regular Noturno), na Localidade Grajau, Zona Rural do município de São João do Piauí/PI.
 
#2021/2020. #AulaRemota!, #FiqueEmCasa! Atuou como Professor das disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã / Ensino Médio Regular Noturno [na modalidade EJA]); Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA), em São João do Piauí/PI.
 
#2019/2017: Atuou como Professor das disciplinas: Estudos Dirigidos (2019 - aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Integral Manhã), Língua Inglesa, no Centro de Educação em Tempo Integral CETI Senador José Cândido Ferraz; Língua Inglesa, na Unidade Escolar Salomão Carvalho (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA); Língua Inglesa I (Língua e cultura), Língua Inglesa II, Língua Inglesa III e Língua Inglesa IV (2º semestre de 2017), no Núcleo de Extensão Sul do Piauí, aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Atuou como Professor Exclusivo da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã).
 
#2015. Atuou como Professor da disciplina de Língua Inglesa, na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Língua Espanhola, no Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, aos alunos do Cursos Técnico  em Saúde Bucal e Vendas  (na modalidade do Ensino Médio/Técnico Noturno), em São João do Piauí/PI.
 
#2016. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2016), em São João do Piauí/PI; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP, 2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte, 1995), em Teresina/PI
Secretário do Conselho Escolar do CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do Piauí/PI, desde 2017. Catequista na Paróquia de São João Batista, em São João do Piauí/PI, desde 2012. Voluntário da Justiça Eleitoral desde 2012, em São João do Piauí/PI, nos cargos: Presidente de seção (2022, 2020) e Mesário (2012, 2014, 2016, 2018). Doador Voluntário de Sangue (HEMOPI), código de nº 010001974 e Doador Voluntário de Medúla Óssea (REDOME), registro nº 499369, em Teresina/PI, desde 14/09/2007.
É diagnosticado como louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ❤ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
 
 
 

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