📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
UNIDADE ESCOLAR SENADOR DIRCEU ARCOVERDE
PROFESSOR: Pablo Morais
DISCIPLINA: Ensino Religioso
DATA DA AULA: 12/08/2021 (4ª aula/manhã)
TEMA DA AULA: A maior flor do mundo, de José Saramago.
SUB-TEMA: Esperança
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para
um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre
(Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site
informado.
Após
leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página
03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola
(ATIVIDADES).
A maior flor do mundo
(...)
Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia.
Não se temam, porém, aqueles que fora das cidades não concebem histórias
nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas
fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã,
talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há
notícia.
Logo
na primeira página, sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore
em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio e depois por ele abaixo,
naquela vagarosa brincadeira que o tempo alto, largo e profundo da
infância a todos nós permitiu...
Em
certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara
sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte, efeito literário de
que ele não tem responsabilidade, mas com que a liberdade do autor acha
poder hoje aconchegar a frase. Dali para diante, para o nosso menino,
será só uma pergunta sem literatura: «Vou ou não vou?»
E foi.
O
rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um
pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a
direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes
cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo por bosques de
altos freixos onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e
ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro
de caule sangrado de fresco como uma veia branca e verde.
Ó
que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora
havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma
inóspita colina redonda como uma tigela voltada.
Deu-se
o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que
viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino... Era só uma
flor. Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado.
E
como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a
flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no
rio, e esse que longe estava!...
Não importa.
Desce
o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo,
no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia. Volta o mundo a
atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram,
bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o
sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e
como se fosse um carvalho deitava sombra no chão.
O
menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é
costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e
mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram
tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os
olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que
estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o
menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava
uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.
Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.
Quando
depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia
para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do
que todos os tamanhos.
E
essa é a moral da história. Este era o conto que eu queria contar.
Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao
menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra
maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde
venham a saber escrever histórias para as crianças...
Quem sabe e um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...
(José Saramago)
A
Maior Flor do Mundo de José Saramago - Stop-Motion, disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s&ab_channel=Ver%C3%B4nicaDion%C3%ADsio>
ATIVIDADE
01: Leia o texto “A maior flor do mundo”, em seguida, responda a
questão 01. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.
Questão 01:
Você já faz uma boa ação que envolve grandes esforços como o menino da história?
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_________________________________________________
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FICHA TÉCNICA
A
disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola
segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí
(Educação Infantil e Ensino Fundamental).
COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia
e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e
aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo:
Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito
de qualquer natureza.
HABILIDADE:
(EF06ER05)
Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos
influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições
religiosas.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se
que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos
religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em
sua vida pessoal e em comunidade.
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Esperança - A maior flor do mundo, de José Saramago.
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão
entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo
impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será
ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das
aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios
explicativos.
ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para
um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre
(Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site
informado.
Após
leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página
03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola
(ATIVIDADES).
MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ>
QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme
a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de
avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos
diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu
planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art
8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no
decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que
corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por
tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde
40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecer valores, como a Esperança.
CONTEÚDO APLICADO
Segundo
o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm
como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas
no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em
relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão,
vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação
do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".
No
excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação:
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o
maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o
seguinte: "a Fé atua pelo amor".
As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:
1)
Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades
reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria
Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o
crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera
pela caridade» (Gal 5,6)".
2)
Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito
Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua
confiança perseverante nas promessas de Cristo.
3)
Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas
e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o
mandamento novo, a plenitude da lei". Para os Católicos, a caridade é «o
vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento
das virtudes.[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e
"o oposto de usar".
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais
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❤ SOBRE ESTA PESSOA QUE VOS FALA:
#ProfessorPabloMorais❤,
ou
#MrPerasperaadalta❤,
#2021. #SejaBem-VindaAulaPresencial! 2º Semestre! Atua
como Professor das
disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou
II], pela Manhã); Educação Física, Filosofia, Língua Espanhola e
Sociologia, na Unidade Escolar Helena Maria da Cruz, (Ensino Médio Regular Noturno), na Localidade Grajau, Zona Rural do município de São João
do Piauí/PI. ❤
#2021/2020.
#AulaRemota!, #FiqueEmCasa! Atuou como Professor das
disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã /
Ensino Médio Regular Noturno [na modalidade EJA]); Língua Inglesa no CEJA
Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA), em São João
do Piauí/PI.
#2019/2017: Atuou
como Professor das
disciplinas: Estudos Dirigidos (2019 - aos alunos da 3ª Série do Ensino
Médio Integral Manhã), Língua Inglesa, no Centro de Educação em Tempo
Integral CETI Senador José Cândido Ferraz; Língua Inglesa, na Unidade Escolar Salomão Carvalho (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA); Língua Inglesa I (Língua e cultura), Língua Inglesa II, Língua Inglesa III e Língua
Inglesa IV (2º semestre de 2017), no Núcleo de Extensão Sul do Piauí,
aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, em São João
do Piauí/PI.
#2016. Atuou
como Professor Exclusivo da
disciplina de Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã).
#2015. Atuou
como Professor da
disciplina de Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Língua
Espanhola, no Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Deputado
Francisco Antônio Paes Landim Neto, aos alunos do Cursos Técnico em
Saúde Bucal e Vendas (na modalidade do Ensino Médio/Técnico Noturno), em São João
do Piauí/PI.
❤ #2016. Graduado em Licenciatura Plena em
Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2016),
em São João do Piauí/PI; Bacharelado em Turismo pela Faculdade
Piauiense (FAP, 2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João
Mendes Olímpio de
Melo (Premen-Norte, 1995), em Teresina/PI.
Secretário
do Conselho Escolar do CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do
Piauí/PI, desde 2017. Catequista na Paróquia de São João Batista, em
São João do Piauí/PI, desde 2012. Voluntário da Justiça Eleitoral desde
2012, em São João do Piauí/PI, nos cargos: Presidente de seção (2022,
2020) e Mesário (2012, 2014, 2016, 2018). Doador Voluntário de Sangue
(HEMOPI), código de nº 010001974 e Doador Voluntário de Medúla Óssea
(REDOME), registro nº 499369, em Teresina/PI, desde 14/09/2007.
É diagnosticado como louco nas
horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas
e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ❤ Lord Of
The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar
e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
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