Erotica é o quinto álbum de estúdio da cantora americana Madonna, lançado em 20 de outubro de 1992. Naquele ano, o mundo passava por transformações e o maior crédito do álbum é justamente em falar sobre liberdade sexual numa época Pós-AIDS, onde a barreira do preconceito e a desinformação eram grandes. Com este disco, Madonna garantiu ainda mais admiração por parte dos homossexuais, falando sobre a dificuldade em se aceitar por ser diferente e apontando novamente em direção ao preconceito e também à hipocrisia.
Apesar de ser conhecido como o trabalho em que Madonna mais explorou o tema sexual, o álbum não se restringe somente ao sexo. Ele contém letras que também focalizam em temas como desencontros, brigas, aceitação, mentiras, amor, homofobia e racismo. Apesar de toda a controvérsia gerada em torno do álbum, ele foi bastante elogiado pela crítica especializada na época, sobretudo com o passar dos anos.
Porém, o lançamento juntamente com o livro SEX - que se tornou a maior controvérsia da carreira de Madonna, fez com que álbum tivesse seu brilho e mérito ofuscados pelo conteúdo sexual, já que na época ainda era considerado um enorme tabu quando debatido, principalmente por mulheres. Polêmicas à parte, o álbum vendeu cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo, número considerado fraco para a época. No Brasil, o disco vendeu 110 mil cópias até Outubro de 1993, segundo a Revista Veja, garantindo um disco de ouro e a primeira vinda de Madonna ao país, em 1993, com sua turnê mundial Girlie Show.
N.º Título
1. "Erotica"
2. "Fever"
3. "Bye Bye Baby"
4. "Deeper and Deeper"
5. "Where Life Begins"
6. "Bad Girl"
7. "Waiting"
8. "Thief Of Hearts"
9. "Words"
10. "Rain"
11. "Why's It So Hard?"
12. "In This Life"
13. "Did You Do It?"
14. "Secret Garden"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Erotica
Nenhum comentário:
Postar um comentário