"Joguei pedrinhas na água, de pesadas foram ao fundo. Então os peixinhos disseram: - Ei, pára de jogar pedra aqui!" ¡Pablo Moraïs!
terça-feira, 24 de agosto de 2021
BOM DIA TERCA-FEIRA - SEMPRE TENTE SER MELHOR MAS NUNCA SE ACHE O MELHOR
BOM DIA TERCA-FEIRA - SEMPRE TENTE SER MELHOR MAS NUNCA SE ACHE O MELHOR
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
BOM DIA SEGUNDA-FEIRA - FALAR SEM ASPAS - AMAR SEM INTERROGACAO - SONHAR SEM RETICENCIAS - VIVER E PONTO FINAL
Bom dia, Segunda-feira!
Falar sem aspas.
Amar sem interrogação.
Sonhar sem reticências.
Viver e ponto final.
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sábado, 21 de agosto de 2021
BOM DIA SABADO - QUEM NAO LUTA PELO FUTURO QUE QUER - DEVE ACEITAR O FUTURO QUE VIER

Bom dia, Sábado!
Quem não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.
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👤# MATILDE ROSA ARAUJO - MAE - AS FLORES ADORMECEM
👤# MATILDE ROSA ARAUJO - MAE - AS FLORES ADORMECEM
Mãe, as flores adormecem
Matilde Rosa Araújo
(Portugal, 1921-2010)
(Portugal, 1921-2010)
Quando se põe o Sol!
Filha, para as adormecer
Canta o rouxinol…
Mãe, as flores acordam
Quando nasce o dia!
Filha, para as acordar
Canta a cotovia…
Mãe, gostava tanto de ser flor!
Filha, eu então seria uma ave”.
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sexta-feira, 20 de agosto de 2021
✌ 19 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO CICLISTA
✌ 19 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO CICLISTA
19 de agosto: Dia Nacional do Ciclista.
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quinta-feira, 19 de agosto de 2021
AUTOR DESCONHECIDO - O IMPORTANTE DA AMIZADE
O importante da amizade
O importante da amizade não é conhecer o amigo;
e sim saber o que há dentro dele!...
Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa
e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo
quanto descobrimos de nós mesmos.
Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras,
sentimentos que se solidificam no tempo
e não se apagam jamais.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta em qualquer situação.
O amigo na hora certa, é sol ao
meio-dia, estrela na escuridão.
O amigo é bússola e rota no oceano,
porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano
que Deus opera no coração.
O importante da amizade não é conhecer o amigo;
e sim saber o que há dentro dele!...
Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa
e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo
quanto descobrimos de nós mesmos.
Ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras,
sentimentos que se solidificam no tempo
e não se apagam jamais.
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AUTOR DESCONHECIDO - A AMIZADE EH UM AMOR QUE NUNCA MORRE
A amizade é um amor que nunca morre.
A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,
alguns descobrem, mas poucos reconhecem.
A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível
A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas,
de estarmos abertos a todas as perguntas.
A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram
coisas maravilhosas com você.
A esperança é um empréstimo pedido à felicidade.
A felicidade não é um prêmio, e sim uma conseqüência,
a solidão não é um castigo, e sim um resultado.
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la.
A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.
A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento.
A persistência é o caminho do êxito.
A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros.
A solidão é uma gota no oceano que só olha para si mesma... Uma gota que não sabe o que é oceano...
Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura...
A tua única obrigação durante toda a tua existência
é seres verdadeiro para contigo próprio.
A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar.
A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga.
A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém
que nunca vai descobrir.
A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si.
Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros.
Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante.
Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer.
Amigo é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você!
Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados...
Amigo é aquele que, a cada vez, nos faz entrever
a meta e que percorre conosco um trecho do caminho
Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os.
Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas...
Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coração!!!
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado.
Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior
homem do mundo morreu de braços abertos.
Elogie os amigos em público, critique em particular.
Errar é humano, perdoar é divino.
Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz.
Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens!
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
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AMIZADE - O VALOR DE UMA AMIZADE
DATA DA AULA:
19/08/2021, 4ª aula
Amizade: O valor de uma amizade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).
Amizade: O valor de uma amizade
Dois primos saíram de férias. Fizeram viagem cheia de contratempos. Chegaram a uma encruzilhada. João havia decidido ir pela direita. Filipe o ofendeu dizendo que ele era desconfiado e por isso achava que seu caminho seria o melhor. João, aborrecido, parou. Escreveu na areia: “Hoje, meu melhor amigo me ofendeu seriamente. Sinto-me ferido, sem amigo e solitário”. Sem se comunicarem e de mau humor, seguiram viagem.
Com sede, a reserva de água havia terminado. Chegaram a um verdadeiro oásis. Havia uma nascente de água. Filipe e João se refrescaram. Descansaram. O calor estava forte. Resolveram tomar banho no pequeno lago.
Filipe entrou na água e disse que dava pé. João se animou e entrou no pequeno lago. Estava muito contente e feliz. Deu mais braçadas para o centro, mas o local era bem mais fundo. Como não soubesse nadar bem, começou a afundar.
Gritou por socorro a Filipe. Este não ligou, pensando que gritava para se divertir. Quando viu que a coisa era séria, Filipe foi nadando, alcançou o amigo, e puxou-o com braçadas fortes para a parte mais rasa.
João deitou-se, procurou botar para fora a água que havia engolido. Descansou. Agradeceu muito a Filipe por tê-lo salvo. Refeito do susto e cansaço, João foi até uma pequena rocha que havia ali e, com uma pedra pontuda, escreveu sobre ela o seguinte: “Hoje, meu melhor amigo salvou-me a vida.”
Filipe, intrigado, perguntou: “Por que quando brigamos, você escreveu na areia: ‘Hoje meu melhor amigo ofendeu-me seriamente.’ E agora você escreveu na pedra: ‘Hoje meu melhor amigo salvou-me.”
João respondeu sorrindo: “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar a ofensa. Quando faz algo de grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração, que vento nenhum deste mundo poderá apagar.”
Chegando a manhã do dia seguinte, com o sol convidando para a alegria de um novo dia, os dois amigos partiram felizes e continuaram sua viagem de férias.
Mons. Paulo Daher (adaptado)
ATIVIDADE 02: Leia o texto “O valor de uma amizade”, em seguida, responda as questões 01 e 02. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.
Questão 1: Você acha importante as pessoas terem amizade? Justifique
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
Questão 2: De acordo com o texto, o que é ser amigo?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
FICHA TÉCNICA
A disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
HABILIDADE:
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em sua vida pessoal e em comunidade.
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Amizade: O valor de uma amizade.
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios explicativos.
ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 04, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para um melhor entendimento e compreensão do assunto, pesquisar na internet a matéria sobre (O valor de uma amizade), disponível no site informado.
Após leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 02, página 03, questões 01 e 02, disponível no material impresso ofertado pela escola (ATIVIDADES).
MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=w9aqMJTBHLg>
QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art 8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde 40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecerem valores, como o Amizade, Amor e Respeito.
CONTEÚDO APLICADO
Para falar de amizade temos que lembrar o que é o amor.
Os gregos antigos tinham mais que uma palavra para definir o amor. Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimentos quando estamos em um relacionamento amoroso. Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.
FONTE: <https://inpaonline.com.br/blog/tipos-de-amor/>
O termo philia, de onde se origina o conceito de amizade, tem uma complexidade semântica grande e ao qual não é nosso intento se debruçar aqui. Ora o termo é traduzido por amor, de onde o sentido da palavra filosofia por vezes entendida como amor à sabedoria, ora o termo é traduzido como amizade, de onde o sentido da palavra filósofo por vezes entendido como um “amigo da sabedoria”. Foi nesse sentido que Pitágoras, interpelado se se considerava um sábio, afirmou que não, mas que era um amigo (philos) da sabedoria (sophia). “A intimidade entre amizade e filosofia é tão profunda que esta inclui o philos, o amigo, no seu próprio nome e, como muitas vezes acontece em toda proximidade excessiva, arrisca não conseguir distinguir-se” (AGAMBEN, 2007, p. 1).
FONTE: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/news/sobre-a-amizade-em-aristoteles/>
SUPORTE DA AULA/APROFUNDANDO O TEMA
PODCASTS: MINISTÉRIOS PÃO DIÁRIO - A VERDADEIRA AMIZADE
<https://paodiario.org.br/podcasts/a-verdadeira-amizade/?gclid=CjwKCAjw1JeJBhB9EiwAV612yypfJCtiTpA-N-q6EwBxht1IVpRrQOtHZCO3_-gex0MblzvN9JUXzhoCm7oQAvD_BwE>
A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-amizade-eh-um-amor.html>
O IMPORTANTE DA AMIZADE
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/autor-desconhecido-o-importante-da.html>
A VERDADEIRA AMIZADE (imagem para reflexão)
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/a-verdadeira-amizade.html>
AMIZADE EM ARISTÓTELES
FONTE:
<https://perasperaadalta.blogspot.com/2021/08/amizade-em-aristoteles.html>
VÍDEO: Amizade em Aristóteles | 3 Tipos de Amizade: Interesse, Prazer & Virtude
FONTE:
<https://www.youtube.com/watch?v=jG9mC4jqrm0&ab_channel=AlyssonAugusto>
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http://lattes.cnpq.br/9943152279121098
Graduado em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em São João do Piauí (PI) 2016; Bacharelado em Turismo pela Faculdade Piauiense (FAP), em Teresina (PI) 2008; e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen-Norte), em Teresina (PI) 1995. #2021. #AulaRemota! #FiqueEmCasa! Atua como Professor das disciplinas de Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa em São João do Piauí (PI), na Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental e Médio [na modalidade EJA]) e da Disciplina de Língua Inglesa no CEJA Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio [na modalidade EJA]). É louco nas horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ♥ Lord Of The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
📍# UESDA/ER - JOSE SARAMAGO - A MAIOR FLOR DO MUNDO - 19Ago2021
UNIDADE ESCOLAR SENADOR DIRCEU ARCOVERDE
PROFESSOR: Pablo Morais
DISCIPLINA: Ensino Religioso
DATA DA AULA: 12/08/2021 (4ª aula/manhã)
TEMA DA AULA: A maior flor do mundo, de José Saramago.
SUB-TEMA: Esperança
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para
um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre
(Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site
informado.
Após
leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página
03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola
(ATIVIDADES).
A maior flor do mundo
(...)
Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia.
Não se temam, porém, aqueles que fora das cidades não concebem histórias
nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas
fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã,
talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há
notícia.
Logo
na primeira página, sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore
em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio e depois por ele abaixo,
naquela vagarosa brincadeira que o tempo alto, largo e profundo da
infância a todos nós permitiu...
Em
certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara
sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte, efeito literário de
que ele não tem responsabilidade, mas com que a liberdade do autor acha
poder hoje aconchegar a frase. Dali para diante, para o nosso menino,
será só uma pergunta sem literatura: «Vou ou não vou?»
E foi.
O
rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um
pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a
direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes
cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo por bosques de
altos freixos onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e
ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro
de caule sangrado de fresco como uma veia branca e verde.
Ó
que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora
havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma
inóspita colina redonda como uma tigela voltada.
Deu-se
o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que
viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino... Era só uma
flor. Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado.
E
como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a
flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no
rio, e esse que longe estava!...
Não importa.
Desce
o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo,
no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia. Volta o mundo a
atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram,
bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o
sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e
como se fosse um carvalho deitava sombra no chão.
O
menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é
costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e
mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram
tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os
olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que
estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o
menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava
uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.
Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.
Quando
depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia
para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do
que todos os tamanhos.
E
essa é a moral da história. Este era o conto que eu queria contar.
Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao
menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra
maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde
venham a saber escrever histórias para as crianças...
Quem sabe e um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...
(José Saramago)
A
Maior Flor do Mundo de José Saramago - Stop-Motion, disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s&ab_channel=Ver%C3%B4nicaDion%C3%ADsio>
ATIVIDADE
01: Leia o texto “A maior flor do mundo”, em seguida, responda a
questão 01. Utilize o espaço abaixo para registrar as respostas.
Questão 01:
Você já faz uma boa ação que envolve grandes esforços como o menino da história?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
FICHA TÉCNICA
A
disciplina de Ensino Religioso não possui livro didático, a escola
segue um roteiro proposto pela SEDUC/PI, com base no Currículo do Piauí
(Educação Infantil e Ensino Fundamental).
COMPETÊNCIA GERAL:
9.Empatia
e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e
aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo:
Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito
de qualquer natureza.
HABILIDADE:
(EF06ER05)
Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos
influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições
religiosas.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Espera-se
que o aluno adquira no processo de aprendizagem a interpretar os textos
religiosos são adaptados para a vivência das tradições religiosas em
sua vida pessoal e em comunidade.
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Esperança - A maior flor do mundo, de José Saramago.
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
Serão
entregues aos alunos ou responsáveis as atividades e roteiros de estudo
impressos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina será
ministrada aos alunos via Whatsapp, com interação on-line no horário das
aulas estabelecido pela escola, ofertando suportes como vídeos e áudios
explicativos.
ATIVIDADE:
Leitura e interpretação do texto da página 02, do material impresso disponibilizado pela escola.
Para
um melhor entendimento e compreensão do assunto, assistir o vídeo sobre
(Turma da Mônica - Respeito e Tolerância), disponível no site
informado.
Após
leitura e interpretação dos textos, responder a ATIVIDADE 01, página
03, questão 01, disponível no material impresso ofertado pela escola
(ATIVIDADES).
MATERIAL DE APOIO:
Material impresso disponibilizado pela escola.
<https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ>
QUALIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Acompanhamento das atividades nos grupos de Whatsapp.
Devolutiva das atividades impressas, através de portfólio.
Registro de aulas e frequência no diário on-line (iSEDUC).
Conforme
a Portaria 01 de 05 de Maio de 2020, Art. 7, Quanto aos instrumentos de
avaliação, o professor deve empregar, no mínimo, dois instrumentos
diversificados para verificar se as habilidades propostas em seu
planejamento foram desenvolvidas pelo estudante, de forma a garantir
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Art
8, no §1º - Na Avaliação Qualitativa (AQ), o estudante será avaliado no
decorrer do bimestre segundo dois critérios: Produção Textual que
corresponde a 60% da nota em Atividade Remota, mediadas ou não por
tecnologia de informação e comunicação, e Participação que corresponde
40% via acesso aos conteúdos e atividades há eles relacionados 1ª MB=( [AQ]_1+[AQ]_2)/2.
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Atividades de aplicação e fixação.
Conhecimento prévio.
Ao final dessa aula os alunos serão capazes de reconhecer valores, como a Esperança.
CONTEÚDO APLICADO
Segundo
o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm
como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas
no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em
relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão,
vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação
do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".
No
excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação:
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o
maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o
seguinte: "a Fé atua pelo amor".
As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:
1)
Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades
reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria
Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o
crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera
pela caridade» (Gal 5,6)".
2)
Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito
Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua
confiança perseverante nas promessas de Cristo.
3)
Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas
e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o
mandamento novo, a plenitude da lei". Para os Católicos, a caridade é «o
vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento
das virtudes.[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e
"o oposto de usar".
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais
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📍#UESDA/ER📍AMaiorFlorDoMundo,
📍#MrPerasperaadalta❤,
📍#ProfessorPabloMorais❤,
❤ SOBRE ESTA PESSOA QUE VOS FALA:
#ProfessorPabloMorais❤ ou
#MrPerasperaadalta❤,
#2021. #SejaBem-VindaAulaPresencial! 2º Semestre! Atua
como Professor das
disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou
II], pela Manhã); Educação Física, Filosofia, Língua Espanhola e
Sociologia, na Unidade Escolar Helena Maria da Cruz, (Ensino Médio Regular Noturno), na Localidade Grajau, Zona Rural do município de São João
do Piauí/PI. ❤
#2021/2020.
#AulaRemota!, #FiqueEmCasa! 1º Semestre! Atuou como Professor das
disciplinas: Ciências Naturais, Ensino Religioso e Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã /
Ensino Médio Regular Noturno [na modalidade EJA]); Língua Inglesa no CEJA
Professor Adail Coelho Maia (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA), em São João
do Piauí/PI.
#2019/2017: Atuou
como Professor das
disciplinas: Estudos Dirigidos (2019 - aos alunos da 3ª Série do Ensino
Médio Integral Manhã), Língua Inglesa, no Centro de Educação em Tempo
Integral CETI Senador José Cândido Ferraz; Língua Inglesa, na Unidade Escolar Salomão Carvalho (Ensino Médio Regular Noturno, na modalidade EJA); Língua Inglesa I (Língua e cultura), Língua Inglesa II, Língua Inglesa III e Língua
Inglesa IV (2º semestre de 2017), no Núcleo de Extensão Sul do Piauí,
aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês, em São João
do Piauí/PI.
#2016. Atuou
como Professor Exclusivo da
disciplina de Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã).
#2015. Atuou
como Professor da
disciplina de Língua Inglesa, na
Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde (Ensino Fundamental Maior [ou II], pela Manhã); Língua
Espanhola, no Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Deputado
Francisco Antônio Paes Landim Neto, aos alunos do Cursos Técnico em
Saúde Bucal e Vendas (na modalidade do Ensino Médio/Técnico Noturno), em São João
do Piauí/PI.
❤ #2016. Graduado em Licenciatura Plena em
Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2016),
em São João do Piauí/PI; Bacharelado em Turismo pela Faculdade
Piauiense (FAP, 2008); e, Técnico em Computação pelo CEEP Prefeito João
Mendes Olímpio de
Melo (Premen-Norte, 1995), em Teresina/PI.
Secretário
do Conselho Escolar do CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do
Piauí/PI, desde 2017. Catequista na Paróquia de São João Batista, em
São João do Piauí/PI, desde 2012. Voluntário da Justiça Eleitoral desde
2012, em São João do Piauí/PI, nos cargos: Presidente de seção (2022,
2020) e Mesário (2012, 2014, 2016, 2018). Doador Voluntário de Sangue
(HEMOPI), código de nº 010001974 e Doador Voluntário de Medúla Óssea
(REDOME), registro nº 499369, em Teresina/PI, desde 14/09/2007.
É diagnosticado como louco nas
horas vagas e apaixonado por café, banho de chuva, leituras (Ciências Apagadas
e Letras Ocultas), trabalhos manuais (artesanato), filmes (Star Wars ❤ Lord Of
The Rings), música, chocolate, pela vida e pela família. Também gosta cozinhar
e apreciar cerveja e vinho, não nesta ordem.
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