quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ANTONIO LOBO ANTUNES - A VELHICE

 

Devo estar a ficar velho: …Comecei a gostar de sopa de Nabiças. A apetecer-me voltar mais cedo para casa. A observar, no espelho matinal, desabamentos, rugas imprevistas, a boca entre parêntesis cada vez mais fundos. A ver os meus retratos de criança como se fosse um estranho…
Quando der por mim, encontro o meu sorriso na mesinha de cabeceira, a troçar-me, num copo de água, com 32 dentes de plástico…
Devo estar a ficar velho. E no entanto, sem que me dê conta, ainda me acontece apalpar a algibeira à procura da fisga… Ainda tenho vontade de escrever o meu nome depois de embaciar o vidro com o hálito.
Pensando bem (e digo isto ao espelho), não sou um senhor de idade que conservou o coração de menino. Sou um menino cujo envelope se gastou.

"A Velhice", António Lobo Antunes

Imagem: "Mann mit spiegel (Man with looking glass), 1937, de Karl Hofer (1878-1955)

Nenhum comentário:

✌# O SILENCIO EH UM TEXTO FACIL DE SER INTERPRETADO ERRADO

✌# O SILENCIO EH UM TEXTO FACIL DE SER INTERPRETADO ERRADO O silêncio é um texto fácil de ser interpretado errado.       Hashtags:   # 🙀 , ...