MDNA é o décimo segundo álbum de estúdio da cantora estadunidense Madonna, lançado em 23 de março de 2012. É o seu lançamento de estreia em contrato com a Live Nation Entertainment e em parceria com a Interscope Records, que serviu como distribuidora. Também é o primeiro trabalho de Madonna não associado com a Warner Bros. Records, sua gravadora desde seu primeiro álbum, lançado em 1983. Madonna começou a desenvolver o disco em julho de 2011, colaborando com produtores musicais como Alle Benassi, Benny Benassi, The Demolition Crew, Free School, Michael Malih, Indiigo Muanza, William Orbit e Martin Solveig.
Madonna voltou a trabalhar com o produtor William Orbit depois de mais de 10 anos após a última parceria entre os dois. Solveig foi convidado para uma sessão de gravação em Londres. Originalmente, a artista havia convidado Solveig com apenas uma canção em mente, que se expandiu em três. Eles encontraram vários gostos em comum, como na música, comida e vinhos. Inclusive, eles descobriram um interesse em comum em cinema, que levou a elaboração de uma música em referência ao filme francês Le samouraï. Benny Benassi não era fluente na língua inglesa, e seu primo Alle Bennassi foi utilizado como tradutor durante as gravações.
Após seu lançamento, MDNA recebeu avaliações geralmente positivas, com críticos musicais de música contemporânea elogiando as músicas produzidas por Orbit, enquanto outros o classificaram como genérico. Internacionalmente, o projeto estreou na primeira colocação de outros trinta países, incluindo o Brasil, Canadá, Irlanda e Reino Unido. MDNA estreou no topo da parada de álbuns americana Billboard 200 com 359 mil cópias vendidas. No entanto, na semana seguinte o álbum apresentou uma queda de 86.7% de vendas, tornando-se o álbum de segunda maior queda em sua segunda semana de vendas na história da Nielsen SoundScan.
O primeiro single extraído foi "Give Me All Your Luvin'", contando com participação das rappers Nicki Minaj e M.I.A., alcançando a décima posição nos Estados Unidos, sendo o trigésimo-oitavo single da cantora a alcançar as dez primeiras posições no país. Também chegou ao topo da Hot Dance Club Songs, assim como o segundo e terceiro singles lançados, "Girl Gone Wild" e "Turn Up the Radio"; isso fez com que Madonna alcançasse a marca de 43 faixas a ter chegado ao topo da parada. Para a promoção de MDNA, a cantora apresentou-se no Super Bowl XLVI e embarcou na turnê MDNA Tour (2012), visitando o continente americano, a Europa e o Oriente Médio. Ao final da digressão, a Billboard anunciou que era a mais lucrativa de 2012.
N.º Título
1. "Girl Gone Wild"
2. "Gang Bang"
3. "I'm Addicted"
4. "Turn Up the Radio"
5. "Give Me All Your Luvin'"
6. "Some Girls"
7. "Superstar"
8. "I Don't Give A"
9. "I'm A Sinner"
10. "Love Spent"
11. "Masterpiece"
12. "Falling Free"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MDNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário