Hard Candy é o décimo primeiro álbum de estúdio da artista musical estadunidense Madonna. Seu lançamento ocorreu em 19 de abril de 2008 através da Warner Bros. Records. Foi seu último álbum de estúdio com a gravadora, marcando o término de um contrato de vinte e seis anos com a Warner. Madonna começou a trabalhar no álbum em 2007, e teve colaboração de Justin Timberlake, Timbaland, Pharrell Williams e Nate "Danja" Hills. Os Pet Shop Boys também foram solicitados a colaborar com Madonna no álbum, mas a gravadora convenceu a cantora de mudar de ideia. Musicalmente, Hard Candy deriva da música urbana misturada com elementos proeminentes do dance-pop, com menos ênfase que seu álbum anterior Confessions on a Dance Floor (2005). Madonna declarou que a principal inspiração para composição do álbum foi seu casamento com o diretor britânico Guy Ritchie.
Madonna se interessou em trabalhar com Justin Timberlake após ouvir seu álbum FutureSex/LoveSounds. Juntos, eles desenvolveram uma série de canções para o álbum, mas a base do desenvolvimento foram diversas demos feitas com Williams. Madonna tinha um grande número de faixas escritas para o álbum, e Timberlake ficou espantado com isso. Ambos discutiam intensamente antes de gravar uma canção. Mais tarde, Madonna lembrou que a maioria das músicas de Hard Candy eram autobiográficas em muitos aspectos. No entanto, segundo ela, não foi intencional, e que isto aconteceu quando ela estava no processo de desenvolvimento do álbum.
O título do disco aborda as justa-posições de resistência e de doçura. Ela tinha decidido inicialmente em retratar-se como a Madonna Negra para a capa do disco, mas depois descartou a ideia por sua controvérsia. Em vez disso, ela decidiu retratar-se como uma boxeadora, intitulada "M-Dolla". Hard Candy teve avaliações positivas dos críticos musicais, com alguns considerando que Madonna estava tentando se aproveitar da onda da época em torno do mercado urbano e do hip hop. Depois de seu lançamento, Hard Candy estreou no primeiro lugar de tabelas musicais em mais de 37 países, incluindo Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Japão, Suíça e Reino Unido. O álbum ficou na décima-primeira colocação entre os discos com maior número de vendas de 2008.
Três singles foram lançados do álbum. O carro-chefe, "4 Minutes", foi um sucesso mundial, alcançando o pico dos principais mercados musicais e tornando-se o trigésimo sétimo lançamento de Madonna a atingir as dez primeiras posições da Billboard Hot 100. "Give It 2 Me" e "Miles Away" foram lançados como os outros dois focos de promoção do disco e tiveram desempenho moderado nas paradas musicais. Para promover o álbum, Madonna fez uma pequena turnê intitulada "Hard Candy Promo Tour" onde se apresentou em três cidades em locais pequenos. O álbum foi promovido principalmente durante a turnê Sticky & Sweet Tour (2008-2009), quebrando seu próprio recorde alcançado anteriormente com a turnê Confessions Tour (2006), tornando-se a turnê com maior arrecadação por um artista solo.
N.º Título
1. "Candy Shop"
2. "4 Minutes"
3. "Give It 2 Me" (com Pharrell Williams)
4. "Heartbeat"
5. "Miles Away"
6. "She's Not Me"
7. "Incredible"
8. "Beat Goes On"
9. "Dance 2night"
10. "Spanish Lesson"
11. "Devil Wouldn't Recognize You"
12. "Voices"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hard_Candy_(álbum_de_Madonna)
Nenhum comentário:
Postar um comentário