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Crisma - Os 7 Pecados Capitais Atuais
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Superbia,
Os
conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados
capitais tratam de uma classificação de condições humanas conhecidas
atualmente como vícios, que precedem o surgimento do cristianismo, mas
que foram usadas mais tarde pelo catolicismo com o intuito de educar os
seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do
ser humano e assim se aproximar de Deus.
A lista final, apresentada no século XIII, é a versão aprimorada de uma primeira versão, datada do Século IV. Todo esse esforço em descrever defeitos de conduta tinha um motivo: facilitar o cumprimento dos Dez Mandamentos. Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados da seguinte forma: a tríplice concupiscência que é a raiz dos pecados capitais; pecados capitais que são os pais dos outros vícios; pecados veniais que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão e os pecados mortais que são merecedores de condenação por ferirem os dez mandamentos de Deus. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.
A lista final, apresentada no século XIII, é a versão aprimorada de uma primeira versão, datada do Século IV. Todo esse esforço em descrever defeitos de conduta tinha um motivo: facilitar o cumprimento dos Dez Mandamentos. Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados da seguinte forma: a tríplice concupiscência que é a raiz dos pecados capitais; pecados capitais que são os pais dos outros vícios; pecados veniais que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão e os pecados mortais que são merecedores de condenação por ferirem os dez mandamentos de Deus. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.
Os sete pecados capitais
Gula
A gula é o desejo insaciável por comida e por bebida. Segundo tal visão, a gula também está relacionada com o egoísmo humano: querer adquirir sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça.
Sua virtude oposta é a temperança.
Ganância (Avareza)
A
ganância (ou avareza) é o apego excessivo e descontrolado ao se ter
tudo o que se deseja, fazendo de forma certa ou errada para se obter
algo que sempre quis possuir.
Sua virtude oposta é a generosidade.
Sua virtude oposta é a generosidade.
Luxúria
A
luxúria (do latim luxuria) é o desejo passional e egoísta por todo o
prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido
original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Sua virtude oposta é a castidade.
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Sua virtude oposta é a castidade.
Ira
Conhecida
também por cólera, é o sentimento humano de externar a raiva e o ódio
por alguma coisa ou alguém. É o forte desejo de causar mal ao outro, e
um dos grandes responsáveis pela maior parte dos conflitos humanos no
transcorrer das gerações.Sua virtude oposta é a paciência.
Inveja
A
inveja (do latim invidia) 'é o desejo exagerado por posses, status,
habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. A pessoa invejosa
ignora suas próprias conquistas e prioriza o status de outra pessoa no
lugar do próprio crescimento. O invejoso ignora tudo o que possui, para
cobiçar o que é do próximo.
Sua virtude oposta é a caridade.
Sua virtude oposta é a caridade.
Preguiça
Do
latim acedia. A pessoa com este pecado capital é caracterizada pela
Igreja Católica como alguém que vive em estado de falta de capricho, de
esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e
moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva a uma inatividade
acentuada.
Sua virtude oposta é a diligência.
Orgulho (Soberba)
O
orgulho está associado à arrogância, soberba, presunção e futilidade. A
Vaidade consiste em ser superior a todos. Isso fez com que Lúcifer se
sentisse superior a Deus.
Segundo o teólogo São Tomás de Aquino, o orgulho era um pecado tão grande que deveria ser tratado em separado dos demais pecados capitais, merecendo atenção especial. Foi inclusive, chamada de o rei de todos os pecados capitais, porque orgulho tem a ver com o próprio ego e todos os pecados capitais antes de serem vivenciados, pensam somente em si e no prazer que podem adquirir. A Igreja Católica, tira a orgulho e unifica a vanglória de vã glória, auto glorificação, ao orgulho e em consequência à vaidade. Que além da questão estética tem a ver com o narcisismo, a autoafirmação, a arrogância e o orgulho.
Segundo o teólogo São Tomás de Aquino, o orgulho era um pecado tão grande que deveria ser tratado em separado dos demais pecados capitais, merecendo atenção especial. Foi inclusive, chamada de o rei de todos os pecados capitais, porque orgulho tem a ver com o próprio ego e todos os pecados capitais antes de serem vivenciados, pensam somente em si e no prazer que podem adquirir. A Igreja Católica, tira a orgulho e unifica a vanglória de vã glória, auto glorificação, ao orgulho e em consequência à vaidade. Que além da questão estética tem a ver com o narcisismo, a autoafirmação, a arrogância e o orgulho.
Sua virtude oposta é a humildade.
Nome em Latim
Orgulho, em latim superbia
Avareza, em latim avaritia
Luxúria, em latim luxuria
Inveja, em latim invidia
Gula, em latim gula
Ira, em latim ira
Preguiça, em latim acedia
Avareza, em latim avaritia
Luxúria, em latim luxuria
Inveja, em latim invidia
Gula, em latim gula
Ira, em latim ira
Preguiça, em latim acedia
Com as iniciais destas palavras latinas, formava-se o termo saligia, utilizado como referência aos pecados capitais como um só.
Comparação com os demônios
Em
1589, Peter Binsfeld associou cada um dos pecados capitais com seus
respectivos demônios seguindo os significados mais usados. De acordo com
Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:
Asmodeus - Luxúria
Belzebu - Gula
Mammon - Ganância
Belphegor - Preguiça
Azazel - Ira
Leviatã - Inveja
Lúcifer - Orgulho
Asmodeus - Luxúria
Belzebu - Gula
Mammon - Ganância
Belphegor - Preguiça
Azazel - Ira
Leviatã - Inveja
Lúcifer - Orgulho
As 7 Virtudes Humanas
Para cada um dos 7 pecados, também tem uma virtude oposta a ele, que são:
Vaidade – Humildade
Avareza – Generosidade
Luxúria – Integridade
Inveja – Caridade
Gula – Moderação
Ira – Resiliência
Preguiça – Plenitude
Vaidade – Humildade
Avareza – Generosidade
Luxúria – Integridade
Inveja – Caridade
Gula – Moderação
Ira – Resiliência
Preguiça – Plenitude
Teoria dos 7 Pecados
Segundo Evágrio do Ponto
De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto (345 – 399) teria escrito uma lista de oito crimes (culpas) e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):
Gula (desequilíbrio da alimentação)
Avareza (ganância, desequilíbrio do ter)
Luxúria (desequilíbrio do prazer que o luxo traz, normalmente ligado ao sexo)
Ira (desequilíbrio da emoção)
Melancolia (depressão, desequilíbrio da autoestima para baixo)
Preguiça (desequilíbrio do descanso)
Orgulho (desequilíbrio da autoestima para cima)
Vanglória (vaidade, desequilíbrio da humildade)
Para Evágrio os pecados tornavam-se piores à medida que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o suprassumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo. Isso o afastaria do espírito, que é sua origem em Deus.
Segundo Papa Gregório I
No
final do século VI o Papa Gregório I transformou o texto avulso numa
recomendação oficial da Igreja, reduzindo a lista a sete itens, juntando
"vaidade" e "orgulho" (ou "soberba"), e trocando "acídia" (ou
"preguiça") por "indolência" e "melancolia" por "inveja". Para fazer sua
própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados
que mais ofendiam ao amor:
Orgulho
Inveja
Ira
Indolência
Avareza
Gula
Luxúria
Orgulho
Inveja
Ira
Indolência
Avareza
Gula
Luxúria
Segundo Tomás de Aquino
Mais
tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram
novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século
XVII, a igreja substituiu "melancolia" – considerado um pecado demasiado
vago – por "preguiça".
A lista de Tomás de Aquino dos pecados capitais era:
Orgulho
Inveja
Ira
Acídia
Avareza
Gula
Luxúria
A lista de Tomás de Aquino dos pecados capitais era:
Orgulho
Inveja
Ira
Acídia
Avareza
Gula
Luxúria
Os pecados são diretamente opostos às sete virtudes, que pregam o exato oposto dos sete pecados capitais.
Dante Alighieri e o Malebolge
Dante
Alighieri foi quem de fato popularizou o conceito dos pecados mortais.
Na sua obra-prima, A Divina Comédia, descreveu os diferentes círculos do
Inferno e os associou a cada um dos sete pecados capitais. Na primeira
parte da Divina Comédia, Inferno, Dante teve que descer os nove andares
do chamado Malebolge (um Inferno em funil). Cada um era dedicado a um
pecado, e quanto mais baixo mais graves eram. Os pecados eram: Orgulho,
Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Heresia e Mentira.
Heresia
A
heresia é a crença em qualquer outro deus que não Deus, que seriam
vistos como demônios. Um herege não tinha fé em Deus, fazendo da heresia
um pecado que levava a alma diretamente ao Inferno. Toda e qualquer
religião, culto ou crença que não contempla o Deus Judaico-Cristão é
considerada pelos cristãos como herege.
Mentira
Distorcer
a verdade. A mentira é um pecado gravíssimo, pois uma pessoa pode
mentir por diversos motivos, a maioria pecados. Um mentiroso não cumpre
um dos seus deveres para com Deus: a confissão.
Papa Bento XVI
Segundo Bento XVI, além da Saligia, os humanos teriam desenvolvido sete pecados capitais modernos. Eles são:
Pressa: uma pessoa apressada não tem tempo para Deus. A Pressa origina Ira e causa acidentes.
Manipulação genética: isso seria "brincar de Deus", algo inaceitável.
Interferir no Meio Ambiente: adicionar imperfeições na Criação de Deus.
Causar pobreza: retirar dinheiro dos outros por Avareza.
Ser muito rico: causa desigualdade social, o que é inaceitável pois todos são iguais perante Deus.
Usar drogas: interferir em seu organismo.
Causar injustiça social: preconceito e bullying, em sua maioria.
Pressa: uma pessoa apressada não tem tempo para Deus. A Pressa origina Ira e causa acidentes.
Manipulação genética: isso seria "brincar de Deus", algo inaceitável.
Interferir no Meio Ambiente: adicionar imperfeições na Criação de Deus.
Causar pobreza: retirar dinheiro dos outros por Avareza.
Ser muito rico: causa desigualdade social, o que é inaceitável pois todos são iguais perante Deus.
Usar drogas: interferir em seu organismo.
Causar injustiça social: preconceito e bullying, em sua maioria.
O Vaticano divulgou essa lista ainda neste século, sendo eles os pecados capitais do Século XXI.
FONTE: Os 7 Pecados Capitais
FONTE: Os 7 Pecados Capitais
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