“Nenhum vento favorece quem não sabe para onde vai”. Sêneca
Tema: Planejamento
Objetivo: Planejar com foco no aprofundamento de habilidades a partir dos níveis cognitivos.
Alinhamento entre BNCC, Currículo da rede
e matriz do Saeb - Língua Portuguesa
BNCC
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF89LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato
Currículo Rede
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos
Matriz de referência
D11(5ºano) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
D14(9ºano/3ªsérie) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Taxonomia de Bloom e os objetivos de aprendizagem
Conhecimento
Compreensão
Aplicação
Analise
Síntese
Avaliação
Aplicando a taxonomia de Bloom
CRIAR
Busque um exemplo do que constitui uma injustiça social e, em seguida, imagine uma maneira não violenta de mostrar sua discordância com essa injustiça
AVALIAR
Dentre os meios utilizados por Rosa Parks e Martin Luther King para lutar contra o racismo, quais você considera mais eficazes e por quê?
ANALISAR
De que maneira o discurso de Martin Luther King promoveu o movimento pelos direitos civis?
APLICAR
Trace uma linha do tempo ilustrando os eventos marcantes na luta contra a discriminação racial nos EUA
COMPREENDER
Que mensagem Martin Luther King tentou fazer em seu discurso?
MEMORIZAR
Que dia Martin Luther King pronunciou o discurso “I have a dream”?
Como mensurar objetivamente a aprendizagem dos alunos?
Como saber se um ótimo desempenho não foi causado por testes demasiadamente fáceis?
Como comparar o desempenho de sua turma com uma turma de referência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário