✈# TYFV - BRAZIL - PI - OEIRAS
TYFV - BRAZIL - PI - OEIRAS
Thank You For Visiting Brasil – Piauí - Oeiras
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
"Capital da Fé"
"Velha capital"
"Berço do Piauí"
Oeiras é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º01'30" sul e a uma longitude 42º07'51" oeste, tendo uma população estimada em 2014 em 36.266 habitantes.
A cidade de Oeiras tem seu surgimento motivado pela criação bovina. Em meados do século XVII, a criação de gado é empurrada pela coroa portuguesa para o interior no intuito de deixar as terras próximas ao litoral livres para o plantio da cana de açúcar, atividade mais lucrativa da colônia à época. Com isso o governo português doa terras no interior do nordeste para a povoação e criação bovina. Essa política de doação de terras foi bastante comum no período colonial e ficou conhecida como sesmarias.
Sendo assim dezenas de desbravadores se embrenharam pelas terras do interior nordestino em busca de terras apropriadas. Um desses é Domingos Afonso Mafrense e seu irmão Julião Serra que são os responsáveis pela colonização das terras onde hoje se localiza o município de Oeiras.
Domingos tornou-se proprietário de muitas fazendas de gado no sul do Piauí, dentre elas merece destaque a Fazenda Cabrobó, no vale do Riacho Mocha, possivelmente fundada década de 1670, que deu origem ao núcleo populacional da Vila da Mocha, primeira capital do Piauí, hoje cidade de Oeiras.
Em 1697, dois padres jesuítas, sendo o principal deles Miguel Carvalho, construiu uma pequena uma pequena capela de taipa e palha, no lugar onde se desenvolveria a Vila da Mocha.
Em 1711, Domingos morreu sem deixar herdeiros e destinou seus bens para a Companhia de Jesus (jesuítas), sendo que a Fazenda Cabrobó seria a mais importante dentre as fazendas administradas pelos jesuítas em terras legadas por Domingos.
Com o crescimento da população há a necessidade da instalação de igrejas no território. Sendo assim o bispo de Pernambuco autoriza a criação de uma freguesia com o nome de nossa senhora das Vitórias em uma região localizada entre o Riacho Mocha e o Rio Canindé.
A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha.
Em 1749, jesuítas oriundos Colégio do Maranhão fundaram o Seminário do Rio Parnaíba, consagrado à Santa Úrsula, que teve o padre Francisco Ribeiro, como o primeiro regente. Esse foi o primeiro estabelecimento de ensino secundário, com ensino de gramática e humanidades naquela região.
O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.
Oeiras foi capital por 92 anos. Nesse período Oeiras foi a mais importante cidade da capitania e depois da independência da província do Piauí. Foi ai que em 24 de Janeiro de 1823 sob a liderança de Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba foi proclamada a adesão do Piauí a independência do Brasil.
Após deixar de ser capital em 1852, Oeiras entrou em decadência. O século XX chegou com Oeiras num marasmo cultural que prejudicou o desenvolvimento da cidade.
A mudança só veio com a chegada da era Vargas, foi quando Oeiras passou a se desenvolver. Grandes obras públicas desse período permanecem intactas até os dias atuais como o Cine Teatro, o Passeio Público Leônidas Melo, o Mercado Público, etc.
Oeiras chegou ao século XXI com um crescimento importante da iniciativa privada no setor de serviços, além de permanecer como polo primário de destaque regional.
Hashtags:
#🙀,
#hashtags🙀,✈#☎+055,
✈#☎+055+89,
✈#=POR,✈#BR/✈Brasil,
✈#BR/PI:Piauí,
✈#BR/PI✈Oeiras,
✈#TYFV:AME,
✈#TYFV/✈MapaMundi,
✈#TYFV/BR:Brazil,
Brasil,
BR/PI:Oeiras,
Oeirense,
Nenhum comentário:
Postar um comentário