Guerra nas Estrelas (Star Wars , mais tarde relançado como Star Wars: Episode IV - A New Hope, em português: Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança) é um filme épico/space opera norte-americano, o primeiro da saga homônima a ser lançado em 25 de maio de 1977, e o quarto na ordem cronológica da trama, escrito e dirigido por George Lucas. Conta a história do jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), que, junto com o contrabandista Han Solo (Harrison Ford), envolve-se na Guerra Civil Galáctica entre o tirano Império Galáctico e a Aliança Rebelde após adquirir os Droids R2-D2 e C3PO. Aquele primeiro contém os planos da super arma do Império, Estrela da Morte, o qual a líder rebelde, Princesa Leia (Carrie Fisher), espera usar para destruir a super arma.
Foi a maior bilheteria de todos os tempos na época, arrecadando mais de US$ 775 milhões. A produção, que atualmente é a 88ª maior bilheteria da história, quando ajustada pela inflação é a segunda maior bilheteria na América do Norte e a terceira maior bilheteria no mundo. Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, teve onze nomeações ao Óscar, vencendo sete; as indicações incluíram Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guinness e Melhor Roteiro Original. Star Wars é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e é considerado pelos críticos como o marco de início da "Era dos Blockbusters" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características), historiadores de cinema costumam afirmar que existe cinema "antes de Star Wars e depois de Star Wars".
O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso no primeiro ano que era elegível por ser "culturalmente, esteticamente e historicamente significante". É considerado pelo American Film Institute (Instituto de Cinema Americano) um dos 100 melhores filmes do cinema americano.
O subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança não constava originalmente; George Lucas nem acreditava que continuaria a história. O subtítulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento em Blu-Ray de 2011. Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências reeditadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Wars:_Epis%C3%B3dio_IV_-_Uma_Nova_Esperan%C3%A7a
Nenhum comentário:
Postar um comentário