sexta-feira, 22 de março de 2019

ARTUR DA TAVOLA - QUERO SER O DONO DO MEU TEMPO


Artur da Távola


Quero ser o dono do meu tempo. 

Conheço até a sabedoria necessária para o ser. Quero hiatos de paz. O instante de minha reflexão , de minha oração, de meu contato com o Cosmos. O momento de meu descanso. Mas a cada passo adiante que dou, menos disponho de meu tempo, mais me afundo na sua negação. Menos condições consigo de contato com a Transcendência.
Quero a síntese, a identidade, a integração. Mas sou o conflito. Quero o interior, mas vivo a cidade porque a quero e a sou, também. Quero a quietude de quem-árvore-espera. Mas sou varado pela informação eletrônica, sem raízes. Mastigo todas as tendências, conheço até as partes verdadeiras de cada uma, mas não me filio a nenhuma por amor ao livre pensamento, ou a confusão, ou a dúvida, mesmo sabendo da ineficácia de minha atitude.

Choro com o faminto. Morro com o jovem mandado para a guerra que não fez. Desespero-me com as mães que soluçam no mundo inteiro. Sofro com os pais que levaram a bofetada da indiferença. Vibro com os médicos que salvaram aquela vida e não saíram nos jornais. Aplaudo prêmio Nobel ou a Rainha do Rádio. Entendo a esquina, o morro, a monarquia, o open market, a fenomenologia, a molecagem, o copo de vinho, as regras do jogo, o queijo francês, o pé-de-moleque, a toalha de linho, o justo, o injusto, as doutrinas, a ilusão, o engano, a grandeza de alguns, a ambição, a cultura, a contracultura, as mulheres, os homens, as crianças; sei trocar pneus, dar aulas, fazer filhos, evitar sofrimentos, acredito em lendas, desvendo mitos, tenho fé no homem, dirijo empresas, escrevo no jornal, jogo bem futebol, vejo a alma.

Sei tanto, de tanta coisa, que não consigo sair do cipoal de meias sabedorias que me construi como defesa, sempre sonhando com a Unidade, com a paz interior, com a vida saboreada aos poucos, coisas que só vêm se sofridas a cada conquista interior, pagando o preço, o duro preço de meu tempo.


Nenhum comentário:

✌# O SILENCIO EH UM TEXTO FACIL DE SER INTERPRETADO ERRADO

✌# O SILENCIO EH UM TEXTO FACIL DE SER INTERPRETADO ERRADO O silêncio é um texto fácil de ser interpretado errado.       Hashtags:   # 🙀 , ...