terça-feira, 20 de novembro de 2018

✌# NO TO RACISM

✌# NO TO RACISM
Não ao Racismo


Tortura. Medo. Autoridade. Desprezo. Essas eram algumas das coisas que estavam presentes todos os dias na vida de uma pessoa negra escravizada no Brasil. Teoricamente, a partir de 13 de maio de 1888, o sistema escravocrata no país não existia mais, já que a Lei Áurea foi assinada. Mas, na prática, a abolição não garantiu uma condição humana para os negros recém-livres. Antes de conquistar a libertação, eles já fugiam das fazendas e das expedições para os quilombos, lugar de acolhimento, livre para a prática de religiões e cultura de matrizes africanas e atividades agrícolas e extrativistas.
O maior quilombo no Brasil na época do período colonial foi o Palmares, que ficava na capitania de Pernambuco, onde agora encontra-se o estado de Alagoas. Surge deste lugar de resistência a escolha de 20 de novembro como data para representar o dia da Consciência Negra, já que Zumbi dos Palmares, o último líder do quilombo, morreu nesta data. Zumbi e sua esposa Dandara, que dominava a arte da capoeira e as estratégias contra os ataques ao quilombo, não concordaram com um documento antecessor à abolição, que dava liberdade só para alguns e não previa o fim da escravidão.
O casal de guerreiros, junto com uma grande parte da população negra, construiu na “vida real” uma história digna dos contos heroicos africanos com batalhas, conquistas, perdas e espiritualidade. Um legado inspirador e que transformou o rumo das futuras gerações. Se hoje o trabalho escravo é crime e nós, negros, somos livres, é graças a todos eles. Mas arrisco a dizer que esses personagens da história negra do Brasil não imaginavam que o desenrolar desse enredo, que dura há séculos, seria tão lento.

Assim como na época da escravidão, atualmente, o Brasil continua sendo um lugar perigoso e cruel para as pessoas negras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 23 minutos um jovem afrodescendente é morto no país. Entre as mulheres negras que entram no ensino superior, apenas 10% termina o curso, de acordo com o IBGE. Em relação ao feminicídio, as jovens negras também estão na mira, já que o risco delas serem assassinadas é duas vezes maior do que garotas brancas, segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência divulgado em 2017.

Na década de 70, historiadores descobriram que Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. Após ter caído em uma emboscada feita por um companheiro (até então), o líder do Quilombo dos Palmares foi decapitado e exposto como troféu pelos traidores em praça pública. 

Depois disso, os quilombolas foram vítimas de diversas tentativas de ataque, até que  as defesas não aguentaram e o quilombo foi completamente destruído em 1695. O conflito ficou conhecido como Guerra de Palmares.
 
 
 
Hashtags:
 
#🙀,
#hashtags🙀,
✈#,
✈#=ENG,
✌#,
✌#11NOV,
✌#11NOV20/DiaDaConsciênciaNegra,
✌#DatasComemorativas,
november,
novembro,
noviembre,
✉#,
✉#Zumbi,
📌,
📌Feminicídio,
📌Racismo,
 
 
 
✌#

Nenhum comentário:

👤# GILBERT KEITH CHESTERTON - A PROXIMA GRANDE HERESIA

  👤# GILBERT KEITH CHESTERTON - A PROXIMA GRANDE HERESIA     A próxima grande heresia Gilbert Keith Chesterton     A próxima grande heresia...