Dra. Vera Lúcia Rios
QUEM É O OUTRO?
QUEM É O OUTRO?
O OUTRO é aquele com quem você cruza no caminho da escola, do trabalho ou do lazer.
É aquele que se assenta a seu lado no ônibus, no trem, no metrô, na classe, na igreja, no cinema, no trabalho.
O OUTRO é aquele que lhe presta algum serviço mesmo sem conhecer você.
É o padeiro do bairro, o senhor José da mercearia, o guarda de trânsito, o motorista do coletivo, o trocador, o varredor de rua, o lixeiro, o faxineiro da escola, e tantos mais....
O OUTRO é o colega que tem dificuldades para aprender as lições, que não encontra os livros necessários para fazer os trabalhos de casa.
O OUTRO é aquela colega que tem o pai desempregado ou a mão doente e não sobra dinheiro para nada, nem para comprar merenda...
O OUTRO é a criança abandonada sem casa e sem família dormindo nas sarjetas, embaixo dos viadutos, aprendendo a assaltar, com outros pivetes, porque tem fome, muita fome e precisa comer...
O OUTRO é o aleijado que você evita, o colega desajeitado que você isola nos brinquedos, não convida para festas e encontros e, às vezes, finge até não conhecer...
O OUTRO, enfim é cada uma das incontáveis pessoas que você encontrará nos caminhos da vida...
MAS:
O OUTRO é sempre uma criatura humana, é seu irmão.
O OUTRO é alguém igualzinho a você: a mesma natureza humana, a mesma sede de afeto, um desejo igual de liberdade, a mesma ânsia de viver.
O OUTRO é igualzinho a você: não foi feito para viver sozinho. Precisa repartir com alguém a tristeza e a alegria, o prazer e o sofrimento, as esperanças e desilusões, a vida de cada dia.
O OUTRO é igualzinho a você: quer ter alguém com quem beber, com quem comer, com quem falar, com quem cantar, com quem viver.
O OUTRO é igualzinho a você: quer dar e receber atenção, ouvir e ser ouvido, ajudar e ser ajudado, servir e ser servido, amar e ser amado.
O OUTRO é igualzinho a você. Acolha-o, aceite-o, assim como ele é: com as qualidades que ele tem (repare mais nelas) que os defeitos também (menores, talvez que os seus).
O OUTRO é igualzinho a você. Portanto, faça com ele tudo aquilo que gostaria que fizesse com você.